Acontece na UniGuairacá
Guarapuava é sede da primeira rede de pesquisa genômica do país
Rede quer avançar no desenvolvimento de metodologias aplicadas ao diagnóstico e prevenção de doenças de base genética, como a Covid-19 e o câncer.
Por: admin
- 05/08/2020 11h07Guarapuava é o berço da Rede Paranaense de Pesquisa Genômica, um programa inédito no Brasil lançado na última sexta-feira, 31, pela Fundação Araucária e pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O objetivo do programa é avançar no desenvolvimento de metodologias aplicadas ao diagnóstico e prevenção de doenças de base genética, em especial a Covid-19 e doenças oncológicas.
A ação inicia com um investimento de mais de R$ 1,5 milhão da parceria entre a Araucária, Seti e Prefeitura de Guarapuava, além de R$ 312 mil do Instituto para Pesquisa do Câncer (IPEC-Guarapuava) para custeio e pagamento de bolsas de pesquisa de doutorado e pós-doutorado.
O presidente do Instituto para Pesquisa do Câncer (IPEC), David Livingstone Figueiredo, docente do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde da UniGuairacá Centro Universitário, coordenará as ações da Rede Genômica que, também, incluirá a pesquisa básica e aplicada voltada à agricultura e pecuária.
De acordo com o coordenador, uma rede estadual é algo inédito no país. Segundo ele, esta integração dos principais estudos e pesquisadores de inovação em genômica com abrangência estadual, não existe no Brasil. Essa junção de pesquisadores nas diferentes áreas que utilizam a plataforma genômica permite a construção de projetos amplos e, especialmente, translacionais. “De aplicação prática no tratamento das diferentes doenças, mas também na questão agropecuária.”
Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Recentemente, a UniGuairacá consolidou um convênio com o IPEC. A parceria será para criação de um programa de cooperação e intercâmbio científico e tecnológico, abrangendo atividades de pesquisa, desenvolvimento, além de formação e treinamento de recursos humanos.
Com informações da Agência de Notícias do Paraná
Continue lendo em:
