Acontece na UniGuairacá
História do panetone, por Elisandro José Maceno
A iguaria está entre os alimentos mais apreciados nessa época do ano. O professor Elisandro escreve sobre a história do panetone.
Por: admin
- 04/11/2019 15h27Uma especialidade consumida no Natal, o panetone é classificado como sendo massa doce, recheado tradicionalmente com uva passas e frutas cristalizadas e aromatizado com baunilha. Existem algumas variações como chocolate, amêndoas, nozes, cerejas, pistache, etc.
Em relação à sua origem, ainda é uma incógnita. Existem algumas lendas com descrição em comum: o panetone surgiu em Milão na Itália.
Conforme uma das lendas, esse produto foi criado por um padeiro chamado Toni que teria se apaixonada pela filha do patrão e produziu um pão doce para impressionar. Essa repercussão foi tão grande que os clientes encomendavam o “Pani de Toni”, que evoluiu para “panatton”, vocábulo milanês, e depois para “panetone”, em italiano.
Em outra versão, o panetone foi criado na corte de Ludovico, na véspera do Natal. Naquela época essa festividade era celebrada como um grandioso banquete. Em um dos Natais, a sobremesa que havia sido preparada acabou queimando. Um dos empregados da cozinha, Antônio, preparou uma massa com sobras dos insumos. Sem opção, resolveu servir essa massa como sobremesa, porém, não tinha nome. Foi tão apreciada pelos convidados que Ludovico resolveu chamar de “Pani de Toni”, dando origem ao nome.
Hoje em dia, essa iguaria é comercializada em unidades de 500 gramas.
Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Receita do panetone:
- 500g de farinha de trigo
- 200ml água
- 80g fermento biológico
- 100g açúcar
- 65g manteiga sem sal
- 10g melhorador de farinha
- 15g leite em pó
- 5g sal
- 1ml de rum
- 3 gemas de ovos
- 3ml aroma de baunilha ou panetone
- 120g frutas cristalizadas
- 80g uva passas
Modo de preparo: Dissolver o fermento com uma colher de sopa o açúcar e 80ml de água. Espere 10 minutos. Em um bowl, misture as frutas cristalizadas e a uva passa e acrescente o rum. Colocar todos os ingredientes secos em um recipiente, misturar. Adicionar os líquidos à receita e misture de leve. Junte o fermento dissolvido. Sovar a massa por 5 minutos e deixar descansar coberta com um plástico, assim sucessivamente até obter uma massa lisa. Misturar as frutas cristalizadas e a uva passa na massa até ficar uniforme. Dividir a massa em duas partes e colocar em formas de panetone. Deixar dobrar de volume. Levar ao forno por 30 minutos, temperatura de 160° graus.
Elisandro José Maceno
Graduado em Ciências Biológicas pela Faculdade Guairacá
Graduado em Gastronomia pela Faculdade Guairacá
Especialista em Gastronomia pela Faculdade Guairacá
