Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Importância do acompanhamento do profissional na prescrição de exercício, por Marcos Martins

A prática de exercícios físicos/atividade física é fundamental para melhora da saúde e qualidade de vida.

Por: Poliana Kovalyk

- 12/04/2022 11h30

A prática de exercícios físicos/atividade física é fundamental para melhora da saúde e qualidade de vida. Muitos pesquisadores da área da saúde apontam a importância de se realizar com frequência exercícios. Dessa forma, podemos desfrutar dos benefícios destas atividades, no qual podemos destacar, melhoras fisiológicas, morfológicas e funcionais. 
Além destes possíveis benefícios, verificamos que os exercícios também podem provocar melhoras psicológicas, melhorando a autoestima e autoavaliação da imagem corporal. Podemos também verificar que ao realizarmos exercícios com frequência podemos nos proteger das doenças crônico-degenerativas, como a hipertensão, diabetes Mellitus tipo II, hipercolesterolemia e obesidade.

Em caso de doença crônico degenerativa já instaurada, o exercício pode contribuir para redução destes níveis elevados. Assim, o exercício físico pode contribuir de diferentes formas para a saúde do praticante. Porém, verificamos a importância e a necessidade da prescrição do exercício de acordo com as necessidades e individualidade do praticante. Cada indivíduo tem suas necessidades, limitações e objetivos e cabe ao profissional de educação física alinhar estas variáveis a real necessidade de cada praticante de exercícios. 

A prática de exercícios físicos prescrita por um profissional de educação física pode potencializar o desempenho do aluno e pode garantir que ele esteja realizando exercícios de acordo com sua condição física e reais necessidades. A realização de exercícios sem acompanhamento de um profissional pode aumentar as chances da realização de exercícios de forma incorreta, da não realização de exercícios de acordo com as necessidades do indivíduo, o qual pode aumentar as chances do desenvolvimento de lesões. 

Portanto, acreditamos na importância do acompanhamento do profissional de educação física desde a prescrição do treinamento de forma correta e individualizada, até o acompanhamento na execução dos exercícios físicos.