Acontece na UniGuairacá
IV Jornada Integrada tem seu encerramento na Guairacá
Por: admin
- 13/05/2016 21h31Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Nessa sexta-feira, 13, a IV Jornada Integrada de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social teve seu encerramento na Faculdade Guairacá.
O talentosíssimo mímico Everton Ferre, reconhecido nacionalmente, abrilhantou a cerimônia de abertura do evento na segunda-feira, 09, trazendo um diálogo entre políticas públicas e arte. Na terça-feira, 10, os temas educação do campo, psicologia e relações étnico-raciais pautaram as discussões.
Na quarta-feira, 11, o professor Adenilson José da Silva esteve presente, fazendo uma leitura da realidade atual, destacando a disparidade na concentração de renda mundial. Por fim, propôs a educação como elemento de enfrentamento destas disparidades. Também esteve presente o professor Rafael Carmona, que mostrou sua pesquisa sobre as mulheres e como suas vidas são cotidianamente atravessadas por políticas públicas elaboradas sob a força hegemonicamente patriarcal.
Na quarta noite de estudos estiveram presentes pesquisadores em psicologia e educação que contribuíram de maneira ímpar para a compreensão de temas pertinentes às três áreas de conhecimento envolvidas no evento. O professor Paulo Caldas Ribeiro Ramon fez uma brilhante apresentação sobre o espaço da educação indígena no contexto da formação humana. A professora Mariana Lins abordou a questão da violência e mostrou como o psicólogo e, particularmente o psicólogo que atua no contexto escolar, pode contribuir no enfrentamento de queixas das instituições de ensino. Como encerramento da mesa redonda, a professora Natália Barzaghi chamou a atenção para a questão da saúde mental.
A semana também contou com apresentações de trabalhos científicos e apresentações culturais, conforme explicou a professora Jaqueline Puquevis de Souza. “Procuramos evidenciar um pouco do talento dos nossos alunos. São expressões diversas que de alguma forma nos fizeram sentir e pensar para adentrar nas temáticas da semana”.
Para o professor Antonio Alexandre Pereira Junior, um dos organizadores do evento, as discussões não poderiam ter sido melhores. “Fiquei muito feliz com tudo que ouvi nesta semana. Eventos como este permitem a nossos alunos perceberem que temos muito a fazer como psicólogos, pedagogos e assistentes sociais. Também fazem revigorar a esperança de continuar acreditando na formação de novos profissionais capazes de enfrentar novos e velhos desafios”.
