Acontece na UniGuairacá

42. 3622-2000 Frequentes na Uniguairacá

Linhas de crédito: o que são e qual a ideal para minha empresa?

Com tantas linhas de crédito disponíveis no mercado, é importante saber como escolher a melhor para seu negócio.

23/04/2020 13h39

O curso de Administração da Faculdade Guairacá criou este canal para orientar administrativamente a comunidade empresarial sobre a tomada de decisões frente ao cenário econômico desencadeado com o COVID-19. O objetivo é de contribuir com as empresas locais e regionais que, direta ou indiretamente, fazem parte da família Guairacá. Para dar início, o assunto em pauta são as linhas de crédito disponíveis. Como o próprio nome intitula, trata-se de um montante de recurso que uma instituição financeira disponibiliza através de empréstimos ou financiamentos e que, neste momento, teve uma imersão de variabilidade em virtude do cenário instalado. Apesar de algumas linhas estarem disponíveis em todo Brasil, algumas são peculiares de alguns Estados, portanto, é importante verificar este ponto ao pesquisar as opções. A diversidade de opções que são ofertadas pode gerar dúvida de qual é a melhor opção, se realmente é uma opção atrativa adquirir o crédito ou se existe a possibilidade deste crédito se transformar através do estoque, ou ainda, se há estratégias de venda que possam reverter tal situação em curto prazo. Ter uma visão sistêmica da empresa auxilia a deter todas estas informações, uma vez que elas são essenciais para a tomada de decisão. E se mesmo assim ainda ficar em dúvida, conte com a Guairacá para te auxiliar. Abaixo seguem as principais linhas de crédito disponíveis. O nome muda de instituição para instituição, mas a linha é a mesma:  

  • Capital de giro: disponibilizados tanto pelos bancos públicos como privados, porém, com taxas, prazos de carência e prazo de pagamento diferentes, portanto atenção a estes detalhes:

Público: empresas de comércio, serviço, indústria, cooperativas e associações; Prazo:  de 60 a 120 meses; Carência: 0 a 90 dias; Juros: a partir de 0,83% ao mês; Limite: critérios específicos de cada instituição financeira; Solicitação do crédito:  online.  

  • Capital para folha de pagamento: disponibilizados tanto pelos bancos públicos como privados com recurso do BNDS.

Público: empresas de comércio, serviço, indústria, cooperativas e associações; Prazo:  até 30 meses; Carência: 6 meses; Juros: 3,75% ao ano; Limite: critérios específicos de cada instituição financeira; Solicitação do crédito:  online; Pré-requisito: a empresa que tomar o financiamento não poderá demitir, por dois meses, os empregados com salários financiados.  

  • Capital de giro hospital

Público: hospitais; Prazo:  de 12 a 60 meses; Carência: 6 meses; Juros: a partir de 0,80% ao mês; Limite: não informado; Solicitação do crédito:  tramitação formal.  

  • Antecipação de recebíveis

Público: empresas de comércio, serviço, indústria, cooperativas; Prazo:  conforme recebível; Carência: sem carência; Juros: a partir de 1,3 % ao mês; Limite: critérios específicos de cada instituição financeira; Solicitação do crédito:  online.  

  • Programa ligado ao Fomenta Paraná

Público: MEI e ME; Prazo:  48 meses; Carência: 12 meses de carência; Juros: a partir de 0,91 % ao mês; Limite: até R$20.000,00.
​​​​​​​