Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

O papel do professor na formação do engenheiro de software, por Regiane Orlovski

A procura por profissionais de tecnologia cresceu 671% durante a pandemia.

Por: Poliana Kovalyk

- 29/04/2022 09h43

A reportagem publicada pela CNN Brasil aponta que a procura por profissionais de tecnologia cresceu 671% durante a pandemia. Esse fato remete ao rápido crescimento da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e sua importância perante todos os setores. 

Um estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) apresenta que a indústria de tecnologia no Brasil no ano de 2020 cresceu 22,9% e movimentou cerca de R$ 200,3 bilhões (US$ 50,7 bilhões), envolvendo software, serviços, hardware, bem como as exportações do segmento. Esse crescimento é bem superior ao apresentado por outros setores no mesmo período (ABES, 2021). 

Apesar dos elevados investimentos no setor, a série histórica de pesquisas da ABES aponta para escassez de mão de obra qualificada para o setor de TIC (ABES, 2016).
Perante esse crescimento, é um grande desafio para as instituições de ensino superior (IES) a formação de engenheiros de software em quantidade e qualidade suficientes para suprir esta demanda crescente (RUPAKHETI et al. 2017).

Outro desafio apontado por Morais, Ferreira e Veloso (2021) refere-se ao fato que os alunos da atual geração são chamados de nativos digitais, ou seja, aqueles que já nasceram com a tecnologia a seu dispor. Devido às suas características, estes estudantes precisam ser continuamente motivados e desafiados. Portanto, as aulas expositivas, nas quais o professor realiza longas explicações, não atendem a esse público. 

Kraemer, Sitaraman e Hollingsworth (2018) descrevem que estratégias de aprendizagem ativa vêm sendo aplicadas no ensino de computação. No ponto de vista de Reyes e Quintero (2020), metodologias de aprendizagem ativa proporcionam aos alunos participação ativa no processo acadêmico, permitindo-lhes aplicar os conceitos aprendidos em situações reais, bem como tomar decisões, resolver problemas e formular soluções.

Nesse aspecto, para preparar com qualidade os engenheiros de software, os professores da UniGuairacá trabalham diversificando a forma de ensinar, dentre as metodologias está a ativa, onde há uma preocupação que os alunos vivenciem um ambiente muito próximo ao mercado de trabalho em que buscam trazer problemas reais para que os alunos façam o planejamento e desenvolvam as soluções.

Quer ser um engenheiro de software? Vem pra UniGuairacá!