Acontece na UniGuairacá
Odontologia da Guairacá presta atendimento aos pacientes da UTI no Hospital São Vicente
Por meio de um projeto, acadêmicos do curso de Odontologia da Guairacá prestam atendimento aos pacientes internados na UTI do Hospital São Vicente.
Por: admin
- 18/09/2018 11h45Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Por meio de um projeto de extensão, acadêmicos do curso de Odontologia da Faculdade Guairacá prestam atendimento aos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto do Hospital São Vicente de Paula. As atividades são orientadas pelas cirurgiãs dentistas e professoras Danyelle Blanski Zimmer e Sandra Mara Matnei.
A professora Sandra explicou que a impossibilidade do autocuidado favorece a precariedade da higienização bucal, acarretando o desequilíbrio da microbiota residente, com consequente aumento da possibilidade de aquisição de diversas doenças infecciosas, comprometendo mais a saúde desses pacientes. “A inserção da odontologia nas unidades de tratamento intensivo traz inúmeros benefícios, como redução de tempo de internação, diminuição do gasto com antibióticos de alto custo e prescrição de medicamentos, diagnóstico precoce de doenças graves, queda na indicação de nutrição parenteral com o paciente conseguindo se alimentar pela boca, além da consequentemente melhora na sua qualidade de vida e redução dos custos de internação”.
A implantação da assistência odontológica em hospitais públicos e privados tramita na Câmara Federal há alguns anos. A Lei que torna obrigatória e regulamenta a presença do cirurgião dentista nas UTI’s inclui a assistência odontológica no atendimento e internação domiciliares do Sistema Único de Saúde. Em 2016 recebeu parecer favorável da relatora do Projeto de Lei 34/2013, Senadora Ana Amélia, e aguarda ser sancionada. “Com isso, o cirurgião dentista deve estar presente nos hospitais e deve estar preparado para o atendimento odontológico, em condições específicas e diferenciadas do cotidiano do consultório”, alertou a professora da Guairacá.
