Acontece na UniGuairacá
Outubro Rosa: pacientes da Oncologia têm tarde especial na Guairacá
Por: admin
- 27/10/2016 15h22Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Pacientes da Oncologia estiveram reunidos nas Clínicas Integradas Guairacá nessa quarta-feira, 26, para uma tarde especial. A programação incluiu atividades físicas, apresentações musicais e um delicioso café da tarde. O evento faz parte da campanha ‘Outubro Rosa, Novembro Azul’ desenvolvida pela instituição, em parceria com a Acopecc (Associação Centro-Oeste do Paraná de Estudos e Combate ao Câncer) e OncoImagem Brasil.
Há cerca de 2 anos a Faculdade Guairacá desenvolve um projeto semanal na Acopecc, essa que é uma entidade sem fins lucrativos que atende pessoas e familiares atingidos pelo câncer no município de Guarapuava e região. As atividades são desenvolvidas com grupos de estágios profissionais através dos Colegiados de Psicologia e Fisioterapia, conforme explicou a professora Jaqueline Puquevis de Souza. “A Psicologia faz todo o apoio emocional, trabalhando a interação e sociabilidade. Já a Fisioterapia trabalha com o objetivo de prevenir os distúrbios causados pelo tratamento oncológico, buscando o bem-estar e a qualidade de vida do paciente”. Segundo a professora Jaqueline, os encontros têm sido bastante positivos. “As pessoas têm a falsa impressão de que chegando lá irão encontrar pessoas tristes, desanimadas, mas muito pelo contrário, os pacientes relatam que esse é um espaço onde eles se sentem bem, trocam ideias e acabam dando força um para o outro. Eles adoram as atividades e não faltam nos encontros”.
Ernestina Ramalho participa das atividades da Acopecc há 4 anos. Ela aproveitou toda a programação oferecida nas Clínicas Integradas, do começo ao fim: cantou, dançou, se deliciou com os quitutes e, ao final, agradeceu por essa oportunidade. “Todos nós passamos por diversos problemas em casa, mas como disse a psicóloga, também é importante cuidar da gente e tirar um tempo para se divertir”.
