Acontece na UniGuairacá
Pelo terceiro ano consecutivo, Faculdade Guairacá recebe Selo ODM
Por: admin
- 03/06/2014 18h05O que deu destaque para a instituição neste ano foi o projeto desenvolvido com pacientes na ala psiquiátrica do Hospital Santa Tereza
Pelo terceiro ano consecutivo, a Faculdade Guairacá recebeu a certificação do Selo ODM pelo reconhecimento de seu importante papel como articuladora do crescimento sustentável e desenvolvimento social de Guarapuava e região. O Selo, fundado em 2011, reconhece e valoriza práticas efetivas que colaboram para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000. A contribuição que destacou a instituição neste ano foi o projeto ‘Jogos Lúdicos na Ala Psiquiátrica do Hospital Santa Tereza’.
Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
O projeto é desenvolvido há dois anos pelo Colegiado de Educação Física. A ideia surgiu através do Trabalho de Conclusão de Curso do acadêmico Alisson Antunes, que hoje, faz parte do quadro docente e atua coordenando as equipes que realizam as atividades.
A coordenadora do curso na Guairacá, professora Ilma Célia Ribeiro Honorato, contou que a pesquisa acadêmica gerou resultados bastante significativos, e por isso, foi ampliada para projeto. Os objetivos principais do trabalho giram em torno da inserção de atividades físicas, e também, da inserção do acadêmico na prática pedagógica. “Por meio de diversas atividades, nós conseguimos fazer com que esse grupo de pacientes trabalhe junto e, além disso, coloca o acadêmico em campo. Não existe aprendizado maior do que esse”, afirmou.
Durante os encontros, que acontecem todos os sábados, são trabalhados jogos desportivos orientados, dança, capoeira e diversos jogos lúdicos. Além disso, durante o projeto também são desenvolvidas outras ações. No semestre passado, por exemplo, através de um gesto voluntário, acadêmicos de Educação Física Licenciatura colocaram literalmente a mão na massa, fazendo a reforma do espaço de convivência na ala psiquiátrica do Hospital Santa Tereza. Nessa semana também, foi feito a entrega de roupas e agasalhos para os pacientes internados, que foram arrecadados em campanha entre os estudantes.
Na foto, acadêmicos fazem a reforma da ala psiquiátrica do Hospital Santa Tereza.