Acontece na UniGuairacá
Segundo dia do IV FISIOMEC reúne especialistas para debates inovadores na UniGuairacá
A instituição abriu as atividades do segundo dia de evento.
Por: Poliana Kovalyk
- 14/12/2024 11h25Na manhã deste sábado, 14, a UniGuairacá Centro Universitário abriu as atividades do segundo dia do IV Simpósio de Fisiomecânica da Locomoção Terrestre (FISIOMEC), um evento de alto nível nacional e internacional. Ele é promovido em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), por meio do Grupo de Pesquisa em Mecânica e Energética do Movimento Humano (MEMH). O objetivo é promover um fórum de debates sobre temas inovadores na área, trazendo especialistas renomados para discussões sobre biomecânica, fisiologia e outras questões essenciais para o entendimento da locomoção humana.
Veja também
- Câmpus Irati: abertura de teste seletivo para admissão de professores não titulares
- Conquista UniGuairacá: professora Syndel Souza defende Doutorado na área Interdisciplinar
- Mundo do Futsal Exp: atleta do futsal feminino da UniGuairacá recebe prêmio no maior evento de futsal mundial
- Slim Day: Guairacá Aviation recebe visita de fabricante de aeronaves
A programação do dia começou com a palestra ‘Aspectos da Locomoção Paralímpica’, proferida pela Profª Dr. Gabriela Fischer, da Universidade Federal de Santa Catarina. Em sua fala, Gabriela destacou a importância da biomecânica no esporte paralímpico, uma área em crescente desenvolvimento nas ciências do esporte. “Para mim é uma grande satisfação estar aqui no FISIOMEC enquanto palestrante, ainda mais falando sobre essa área tão emergente nas ciências do esporte, e poder dividir com os estudantes essa possibilidade de formação”. A professora também destacou o trabalho de seu grupo de pesquisa e as perspectivas futuras na área de locomoção paralímpica.
Em seguida, o evento deu continuidade com a palestra do Profº Dr. Marcelo Coertjens, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, sobre ‘Determinantes Fisiomecânicos do Salto Vertical’. Esta discussão se concentrou nos aspectos biomecânicos e fisiológicos que influenciam o desempenho no salto vertical, com o objetivo de fornecer insights sobre como melhorar a performance de atletas de diversas modalidades.
O restante da manhã foi dedicado a apresentações orais, onde estudantes e pesquisadores puderam compartilhar suas pesquisas e discutir avanços recentes na área. À tarde, as atividades continuarão na Unicentro câmpus Cedeteg, seguindo com mais debates e apresentações científicas.