Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

UniGuairacá recebe mesa redonda sobre crise climática com especialistas do INPE e Instituto Clima

Evento faz parte das ações da X Semana do Meio Ambiente, organizada pela Prefeitura de Guarapuava.

Por: Poliana Kovalyk

- 07/06/2023 13h00

Nesta terça-feira, 06, acadêmicos da UniGuairacá Centro Universitário participaram de uma mesa redonda sobre a crise climática. A ação faz parte da X Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, da Prefeitura de Guarapuava, cidade que agora integra o programa Município Carbono Zero, proposta pelo Instituto Terra.

O auditório da instituição manteve-se lotado para o debate conduzido pelos especialistas no assunto, Dr. Paulo Nobre, que é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, e pela Dra. Maria Tereza Uille Gomes, atual presidente do Instituto Clima. A mediação foi feita pelo Doutor em Geografia, professor Mauricio Camargo Filho. 

A urgência no debate foi o que motivou a ação da prefeitura, que estará realizando uma série de atividades em prol da causa ambiental nos próximos dias. “As mudanças climáticas são uma realidade. Estamos muito próximos de ultrapassar o ponto de inflexão e já é possível notar sinais no Brasil e em outros países dessa degradação”, afirma o professor Maurício. 

O geógrafo ainda pontua que é necessário agir agora, porque as mudanças climáticas irão interferir diretamente na qualidade de vida dos seres humanos em poucos anos. “Não estamos falando de mudanças para as próximas três, quatro ou cinco gerações futuras, estamos falando do agora. Não há mais um ambiente saudável, pela primeira vez o homem conseguiu algo inédito: a sua própria extinção”.

Nesse sentido, palestras como essas estimulam o debate e ampliam a conscientização sobre o tema. A UniGuairacá entende essa necessidade e apoia iniciativas como as promovidas durante a X Semana do Meio Ambiente.