Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

UniGuairacá sedia 1º Workshop sobre o transtorno do espectro autista

O evento foi promovido pela instituição em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Unicentro.

Por: Poliana Kovalyk

- 04/04/2023 14h12

A UniGuairacá Centro Universitário foi sede nesta terça-feira, 04, do ‘1º Workshop sobre o transtorno do espectro autista: escala M-CHAT e a importância da identificação precoce’. 

O evento foi promovido pela instituição em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Unicentro. Participaram servidores municipais, enfermeiros das unidades básicas, profissionais multiprofissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e farmacêuticos, além de agentes comunitários e acadêmicos da área de saúde.

Mônica da Silva Tavares, diretora do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, e aluna do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde da UniGuairacá, explicou sobre o intuito do encontro. “Esse evento visa a instrumentalização dos profissionais de saúde com relação à aplicação da escala M-CHAT. A partir disso, esperamos que a qualificação do nosso servidor seja melhorada e que consigamos fazer a qualificação do espectro autista o mais precocemente possível”.

A escala M-CHAT é um dos testes mais usados no diagnóstico do autismo, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. O diagnóstico precoce do autismo é fundamental para a eficácia do tratamento e os testes ajudam nesse processo.

O Prefeito de Guarapuava, Celso Góes, destacou que ainda há um grande desafio pela frente. “Vamos aprender juntos a nos sensibilizarmos mais, nos mobilizarmos mais e tentarmos ajudar a fazer esse diagnóstico o mais rápido possível”.