Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Você sabe o que é Logística Reversa de Medicamentos? Por Luciana Alves de Camargo

28/10/2021 20h25

Bem, primeiro vamos passar alguns dados importantes para você. O Brasil é o 7º país que mais  consume medicamentos no mundo, e inevitavelmente ou não, sobras acontecem e na maioria das vezes vão parar em locais inadequados como o lixo comum, representando mais de 10 mil toneladas de lixo por ano. 

O excedente de medicamentos que não serão mas usados ou que tiveram sua validade expirada, quando descartados de forma imprópria, tendem a contribuir com o uso inadvertido por outra pessoa e também promover a contaminação ambiental, atingindo água, solo e animais.

A fim de evitar todo esse problema, algumas atitudes podem ser postas em prática para minimizar esse problemas, dentre as quais citam-se:

1-    Evite a sobra de medicamentos: Use e compre os medicamentos de forma racional, para o período necessário, muitas vezes o medicamento que usa hoje, pode não ser o mesmo para o próximo tratamento, consulte o farmacêutico, ele é a pessoa indicada para lhe ajudar a proceder a compra correta.
2-    Consuma medicamentos de forma orientada, evite proceder a automedicação.
3-    Não interrompa um tratamento medicamentoso por conta própria, ao final dos primeiros sintomas, se foram prescritos por um período mais prolongado é porque há uma razão para isso, especialmente no caso de antibióticos.
4-    Se por acaso há sobras de medicamento em sua casa, ou medicamentos vencidos, nunca jogue no lixo ou na rede de esgoto, busque um posto de coleta, esse será responsável em conjunto com o Estado e Entidades Farmacêuticas, descartar e dar o tratamento correto aos medicamentos que não são mais utilizados pela população. Essa é a Logística Reversa de Medicamentos.

O Paraná é pioneiro neste modelo de destinação de medicamentos que engloba a atuação dos setores farmacêutico, da indústria e do governo. Com a adoção do programa, a Secretaria de Estado da Saúde assinou carta de intenções para a realização de campanhas anuais de destinação correta de medicamentos e instalação de pontos de coleta. 

Mas afinal onde encontro um posto de coletas?

Inúmeros são os postos de coleta distribuídos pela cidade, são eles: Farmácias, entidades parceiras como convênios de saúde. Acesse o link abaixo para mais informações.
https://www.descarteconsciente.com.br/ 

Lembre-se: Procure sempre um Farmacêutico, ele é o profissional de saúde mais acessível à população e pode orientá-lo de forma correta!