Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

3° Treinamento de Base, promovido pela Randori/UniGuairacá, promove integração e impulsiona judô estadual

O evento ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de junho e reuniu 170 judocas de 18 academias do Estado.

Por: Poliana Kovalyk

- 01/07/2024 14h38

Guarapuava se tornou o epicentro do judô paranaense com a realização do 3° Treinamento de Base, organizado pela Academia Randori/UniGuairacá. O evento, que ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de junho, reuniu 170 judocas de 18 academias espalhadas por 13 municípios do Estado.

O Sensei Fernando Santos explicou que o evento cresceu e tomou uma grande proporção. Nas primeiras edições, a participação era apenas de academias da região centro-sul. Agora, alcança todo o Estado do Paraná, nas categorias sub 11, sub 13, sub 15, sub 18, sub 21, Adulto e Veteranos. Mas o sucesso vai muito além dos números de participantes. “O objetivo principal foi trazer uma interação entre os melhores judocas do estado. Ficamos muito satisfeitos em ver a adesão das academias e o nível de engajamento. Este evento não apenas fortalece o judô em Guarapuava, mas também consolida nosso município como um centro de excelência esportiva”. 

Essa foi uma oportunidade única para os participantes trocarem experiências e se aprimorarem, tanto em técnicas de chão quanto em combate em pé. Além disso, o evento incluiu uma competição por equipes no último dia, incentivando o espírito de trabalho em grupo e a superação pessoal dos atletas.

O delegado regional da região oeste e vice-presidente da Federação Paranaense de Judô, Washington Toshihiro Donomai, explica que os ‘kangeikos’ são uma tradição antiga no mundo do judô, originada no Japão. “Significa treino de inverno. Lá os judocas começam a treinar às cinco da manhã no frio intenso. É um desafio imenso, mas serve para fortalecer o espírito. Então escolhemos a época mais fria do ano para esse treinamento justamente por isso: quando você está na melhor parte do sono, precisa se levantar, vestir o kimono e ir treinar”. 

Henrique Nascimento Lemos, aluno da Randori/UniGuairacá e do Colégio Guairacá, carrega inúmeras conquistas. Foi campeão da Copa Paraná e foi bronze no Brasileiro dos Jogos Escolares. Para ele, a experiência foi grandiosa. “Foi muito bom treinar com outros judocas e Senseis. Poder adquirir novas habilidades e conhecer novas técnicas. Esse tipo de treinamento só agrega na nossa carreira”.

A UniGuairacá Centro Universitário agradece a Federação Paranaense de Judô pelo apoio.
 

PATROCÍNIO:

UniGuairacá Centro Universitário
Trópicos Industrial e Comercial LTDA

 

APOIO:

Prefeitura Municipal de Guarapuava 
APAJUR (Associação de Pais e Amigos da Academia Randori)
Academia Uplay 
Unicentro 
Fábrica de Kimonos Yama
Faccin Logística
Federação Paranaense de judô
Via Glass
J. Silvestrin

 

Um agradecimento especial à Dra. Tainá Paczkoski Baitala, responsável pela equipe médica do evento.