Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

A mudança no clima pode causar dor articular? Por Hilana Rickli Fiuza Martins

Existe conexão entre dor e clima?

Por: Poliana Kovalyk

- 20/05/2022 09h00

É comum ouvirmos queixas de dor em articulações quando mudanças climáticas acontecem, como chuvas e queda na temperatura. Mas essa relação existe mesmo? Existe conexão entre dor e clima? 

A pressão barométrica pode afetar as articulações, assim como a umidade, a precipitação e a temperatura, o que leva algumas pessoas a relatar mais dor quando está frio, chuvoso ou úmido.

Algumas teorias foram levantadas para explicar essa associação! A mudança na pressão pode ser mais percebida por pessoas com artrite, pois quando a cartilagem que protege os ossos dentro de uma articulação está desgastada, os ossos expostos são mais sensíveis às mudanças na pressão. Mudanças na pressão barométrica podem fazer com que tendões, músculos e qualquer tecido cicatricial se expandam e contraiam, e isso pode criar dor nas articulações afetadas pela artrite. As baixas temperaturas também podem tornar o fluido dentro das articulações mais espesso, tornando-os mais rígidos.

Em um estudo realizado com 200 pessoas com osteoartrite no joelho, os pesquisadores descobriram que a cada queda de 10 graus na temperatura, assim como baixa pressão barométrica, correspondia a um aumento na dor no joelho. Outro estudo com 222 pessoas com osteoartrite mostrou que ao longo de 2 anos, as pessoas disseram que sua dor e rigidez pioraram com o aumento da pressão barométrica e da umidade.

Mas outros estudos não encontraram associação. Uma pesquisa analisou registros médicos de mais de 11 milhões de consultas e comparou as datas com os relatórios meteorológicos locais, e não encontraram nenhuma ligação entre as mudanças climáticas e a dor nas articulações. Dois estudos, um sobre dor no joelho e outro sobre dor lombar, também não encontraram conexão com as mudanças climáticas.

Embora não exista clareza na ciência, o aumento da dor quando o tempo muda é muito real para pessoas com problemas articulares como as artrites.  A sensibilidade ao clima e limiar de dor pode variar muito entre as pessoas!  E caso a dor apareça, o que pode ser feito?

Quando as temperaturas caem, tente manter-se aquecido! Vestir roupas mais quentes e projetadas para reter o calor pode ajudar. Como a maior parte do calor é perdida nas extremidades, é importante usar um cachecol, chapéu, botas e luvas. Para pessoas com artrite nas mãos, usar luvas de compressão térmica é interessante, pois retém calor e comprimem os dedos para reduzir o inchaço. Manter rotinas de exercícios também é muito importante! As pessoas tendem a se mover menos no inverno, mas manter-se fisicamente ativo é fundamental para controlar as dores articulares! 

Mensagem final:
Os pesquisadores ainda não concordam sobre o efeito exato que o clima tem nas articulações, o que não significa que as pessoas não possam perceber aumento dos sintomas de dor durante certas estações ou condições climáticas, como chuva ou temperaturas frias. Usar roupas mais quentes e permanecer ativo durante os meses de inverno pode ajudar!