Acontece na UniGuairacá
Acadêmico cria aplicativo que auxilia o aprendizado de crianças com autismo
Por: admin
- 25/06/2015 19h01Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Jesher Heliel Rodrigues, acadêmico do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Guairacá, desenvolveu um aplicativo de celular voltado para crianças com autismo. O projeto inovador, de nome OTO (Olhar Tocar Ouvir), faz parte do seu Trabalho de Conclusão de Curso, sob orientação da professora Ana Carolina Espirito Santo Lima.
O software auxilia crianças em diferentes graus de autismo no aprendizado do alfabeto, isso de forma interativa e totalmente simples, através da associação de imagens e sons. Para validar a ferramenta, testes foram realizados na Associação dos Amigos dos Autistas (AMA), em Maringá, conforme explicou o estudante. “A tela sensível ao toque é de fácil uso, estimula a concentração e chama atenção com cores e animações. Muitos professores gostaram da iniciativa e do aplicativo, que facilita em sala de aula e até mesmo em casa”.
Segundo o acadêmico da Guairacá, o projeto superou todas as expectativas, trazendo ajuda não apenas para a Associação dos Amigos dos Autistas, mas principalmente para os pais das crianças que buscam novas esperanças para o tratamento dos seus filhos. “Notamos que o aplicativo traz à criança uma facilidade no manuseio, o qual se mostra muito simples e chamativo, prendendo sua atenção e interesse”, comentou. Atualmente, o aplicativo já é o 16º mais baixado na área da educação.
Para baixar o aplicativo, basta acessar o endereço http://bit.ly/1GueGKo
Foto: O acadêmico desenvolveu testes do primeiro protótipo do aplicativo na Associação dos Amigos dos Autistas (AMA) de Maringá.
