Acontece na UniGuairacá
Acadêmicos de Enfermagem da Guairacá desenvolvem projetos em unidades de saúde
Acadêmicos de Enfermagem encerraram as apresentações dos projetos e estudos de caso desenvolvidos nas UBS, UPA e Clínicas Integradas.
Por: admin
- 30/11/2018 18h27Veja também
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Nesta quinta-feira, 29, acadêmicos de Enfermagem da Faculdade Guairacá encerraram as apresentações dos projetos e estudos de caso desenvolvidos nas unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento e nas Clínicas Integradas Guairacá. Ao trazer para a sala de aula as vivências do estágio, os alunos compartilharam experiências e conhecimentos.
Os projetos foram realizados em equipes. Cada grupo fez uma pesquisa em um local pré-selecionado (UPAs, UBS ou clínica) e apresentou os problemas encontrados. Em um segundo momento, eles tiveram que propor soluções para o problema e na etapa final colocaram em prática a solução encontrada. A acadêmica Camila Dimbarre desenvolveu o projeto nas Clínicas Integradas Guairacá. Ela elaborou um mural de vidro, onde podem ser registrados os horários dos pacientes, as lesões e os medicamentos utilizados. Essa proposta, além de agilizar a equipe, ajuda no controle de infecção. “Antes era tudo no caderno, então tinha que folhear para lembrar qual medicamento tinha sido usado. Agora, com o mural, podemos escrever tudo ali, o que facilita o atendimento e temos o controle dos materiais”. Já no estudo de caso, a acadêmica do 8º Período estudou o histórico de um paciente cadeirante. “O paciente tinha uma lesão no coração, então fiz um estudo de como ele adquiriu aquela lesão e o que a enfermagem pode fazer para melhorar a situação dele”, complementa Camila.
Já Rui Alves Junior desenvolveu o projeto, juntamente com os colegas, na Unidade de Pronto Atendimento Batel. A unidade possuía um grande problema de sinalização. “Os pacientes tinham dificuldade de encontrar os locais e o guarda que ficava na porta de entrada acabava encarregado de orientar o pessoal”. Como solução, o grupo implantou uma placa de sinalização, que mostrava os locais da unidade. Para o acadêmico, a experiência foi um grande aprendizado.
