Acontece na UniGuairacá
Acadêmicos de Pedagogia fazem visita técnica no Hospital Pequeno Príncipe
Por: admin
- 05/04/2016 16h41Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Nessa segunda-feira, 04, acadêmicos do 6º e 7º Períodos de Pedagogia da Faculdade Guairacá estiveram no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, para uma visita técnica. A atividade integra a disciplina de Trabalho Pedagógico em Espaços Educacionais Não Formais, ministrada pela professora Bianca Raquel Garcia Pereira.
Atualmente o Hospital Pequeno Príncipe é referência nacional em atendimento infantil para casos de média e alta complexidade e é inclusive o maior complexo pediátrico do país. Tendo em vista sua alta demanda de atendimento, em 1988 foi iniciado o trabalho de atendimento educacional às crianças no contexto hospitalar.
Durante visita ao local, os estudantes puderam conhecer o trabalho pedagógico do setor de educação e cultura, sua história, organização, além dos recursos didáticos e os espaços destinados aos diversos projetos educativos mantidos.
A professora Bianca explicou que a visita teve como objetivo mostrar um dos diferentes espaços que podem ser ocupados pelo profissional da área. “Ainda existem muitas perguntas sobre a função do pedagogo dentro dos espaços de educação não formal. Acreditava-se que o papel do pedagogo devia ser exercido apenas nas instituições escolares, todavia, sabe-se que hoje este profissional vem suscitando espaços cada vez maiores no cenário social”.
Segundo Bianca, a educação não formal é um campo da pedagogia que vem se desenvolvendo e crescendo em nosso país. Ela é pensada na forma coletiva, para que haja a participação social e para que todos tenham acesso à educação de alguma forma. Esse tipo de espaço não formal engloba todos os espaços considerados não escolares como, por exemplo: bairros, clínicas, hospitais, ONGS, entre outros locais que devem possibilitar a criação de novos conhecimentos.
