Acontece na UniGuairacá
Acadêmicos têm aula sobre matemática inclusiva
Por: admin
- 15/10/2014 19h03Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
A presença de estudantes com algum tipo de deficiência visual tem sido bastante comum na educação infantil, nas séries iniciais do ensino fundamental e até mesmo no ensino superior. Para tanto, acadêmicos do 3º Período de Pedagogia da Faculdade Guairacá estão aprendendo a trabalhar com o Soroban, instrumento de cálculo japonês utilizado por estudantes com deficiência visual.
A atividade faz parte da disciplina de Fundamentos e Metodologia para o Ensino de Matemática, ministrada pela professora Lúcia Virginia Mamcasz Viginheski que explicou a importância do conhecimento sobre o utensílio. “O objetivo dessa aula é fazer com que os acadêmicos, enquanto professores, saibam desenvolver aulas de matemática inclusiva”, ressaltou. Segundo a professora, além de realizar contas com rapidez e perfeição, o Soroban ajuda a desenvolver a concentração, atenção, memorização, percepção, coordenação motora e cálculo mental.
Na aula, eles puderam contar com a participação dos estudantes Anderson, Renilson e Heverton da Apadevi (Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais), que trouxeram contribuições importantes de suas práticas com o instrumento.
