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Apresentações de trabalhos científicos e confraternização encerram III Jornada de Psicologia

Por: admin

- 03/10/2016 14h32

A ‘Festa do Inconsciente’, na última sexta-feira, 30, marcou o encerramento da III Jornada de Psicologia da Faculdade Guairacá. Durante a semana foram realizadas palestras, oficinas e mesas de discussão com vídeos produzidos por youtubers da área, cujo tema central foi a questão dos desafios para efetivação de políticas públicas relacionadas à saúde mental. Ainda durante a programação, na quinta-feira, 29, foram realizadas as apresentações dos trabalhos científicos. Juntamente com seu grupo, Fernanda Aparecida Padilha apresentou a pesquisa sobre ‘Consequências neuropsicólogicas do uso da maconha e do crack’. O consumo de drogas no país aumenta a cada dia e o uso recorrente dessas substâncias pode causar dependências físicas e psíquicas, com graves alterações no sistema neuropsicológico desses indivíduos, fazendo com que o seu funcionamento e comportamento seja afetado. “Durante o artigo, realizamos uma pesquisa buscando compreender quais as alterações e efeitos do crack nas funções neuropsicológicas”, explicou Fernanda. Na ocasião, as estudantes também apresentaram a pesquisa realizada sobre o papel do psicólogo no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Outro trabalho de destaque na III Jornada de Psicologia da instituição intitula-se ‘Considerações sobre a Psicologia Escolar e a atuação na rede pública e particular de ensino’, de autoria das acadêmicas Pollyana Pittner e Franciele da Silva Peretiatko, sob orientação do professor Weslley Kozlik Silva. Conforme a acadêmica Pollyana explicou, no início de seu surgimento a Psicologia Escolar pautava-se em um modelo médico, voltada ao aspecto individual dos alunos, limitando-se à avaliação e diagnóstico de crianças visando à adaptação delas aos padrões considerados ideais. Ao longo do tempo surgiram diversos questionamentos sobre a prática do psicólogo escolar, contribuindo para o desenvolvimento de uma Psicologia Crítica. Na nova perspectiva, não mais se culpabilizava o aluno pelo seu fracasso escolar, passando-se a investigar a realidade em que este está inserido. “Além de contribuir com as pesquisas sobre o tema, esse trabalho também visa proporcionar uma melhor visão acerca de sua atuação, além de que, aborda a atuação do psicólogo na rede particular de ensino, sendo esse um tema ainda pouco discutido em pesquisas”.