Acontece na UniGuairacá
Atividades do Outubro Rosa e Novembro Azul têm início na Guairacá
Por: admin
- 06/10/2015 21h13Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Nessa terça-feira, 06, a Faculdade Guairacá recebeu para uma palestra a Prof. Dra. Maria Isabel Raimondo Ferraz, que falou sobre o câncer de mama e colo do útero. Estiveram presentes no evento acadêmicos e professores da instituição, além de autoridades e agentes municipais da saúde do município.
A iniciativa, em parceria com o Colegiado de Psicologia, Clínicas Integradas Guairacá, Secretaria Municipal de Saúde e ACOPECC (Associação Centro Oeste do Paraná de Estudos e Combate ao Câncer), abriu oficialmente as atividades de comemoração do Outubro Rosa e Novembro Azul promovido pela Guairacá, conforme explicou a professora Jaqueline Puquevis de Souza. “O evento dessa terça-feira teve como intuito compartilhar informações importantes, promover a conscientização sobre o câncer de mama e estimular a participação da população no controle da doença”. Segundo a professora, também visa divulgar as atividades desenvolvidas pela ACOPECC, entidade sem fins lucrativos que atende pessoas e familiares atingidos pelo câncer no município de Guarapuava e região.
A coordenadora administrativa das Clínicas Integradas Guairacá, Bianca Raquel Garcia Pereira, esteve presente na cerimônia e contou que durante todo o ano é realizada a educação em saúde no centro de atendimento, enfatizando e auxiliando no diagnóstico precoce das doenças. Nos meses de outubro e novembro em especial, serão realizados diversos eventos para repassar informações à comunidade e mostrar às pessoas que foram diagnosticadas que elas podem sim continuar vivendo com alegria, bem-estar e autoestima elevada.
Em seu discurso, Bianca também falou do Laboratório de Oncologia das Clínicas Integradas. “Sendo uma clínica escola, temos a obrigação de tratar e informar a população sobre a importância de incluir na atenção rotineira o exame clínico, bem como, capacitar profissionais aptos a tratar as patologias. Sabemos que a melhor forma de educação em saúde é o conhecimento, por isso, por mais um ano consecutivo realizamos a campanha de conscientização, dessa vez para homens e mulheres”.
