Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Aula de campo da UniGuairacá traz conhecimentos sobre a raça de porco Moura

O palestrante foi o zootecnista Charles Ortiz Novinski.

Por: Poliana Kovalyk

- 02/08/2021 16h52

Acadêmicos de Medicina Veterinária da UniGuairacá Centro Universitário participaram na última sexta-feira, 30 de julho, de uma aula de campo no Rancho Brasil Poeira. Na ocasião, eles conheceram o sistema geral de criação da raça de porco Moura.  

Os porcos da raça são tradicionalmente criados de maneira rústica, soltos em pastagens e florestas nativas. Makelle Oliveira Dalla Rosa e seu marido, Pedro Paulo Dalla Rosa, são proprietários do local e contaram dessa motivação para a criação. “Como a nossa propriedade é basicamente 90% de mata nativa, então procuramos raças nativas. Além de ser uma raça que se desenvolveu na região sul do país, o porco Moura também contribui na plantação de erva-mate, arando a terra e fazendo com que as raízes expandam e se fortaleçam”.

O zootecnista Charles Ortiz Novinski, proprietário da empresa CR Agro Consultoria e pesquisador no projeto Porco Moura da Universidade Federal do Paraná, trouxe aos acadêmicos um panorama geral do sistema de criação para um produto final com alta qualidade. “O que podemos destacar é a rusticidade do animal, a docilidade que é um reflexo da criação e a resistência frente ao frio. No clima de hoje, por exemplo, temos porcos com vários leitões, o que não imaginamos em uma raça industrial”. O zootecnista ainda destacou que a raça responde bem a desafios nutricionais e tem uma boa deposição de gordura, logo, possuem uma carne excelente.

Para Charles, tem sido um grande aprendizado trabalhar nessa área. Ele ainda destacou a importância dos estudantes já se inteirarem do assunto. “O objetivo é fazer com que a informação chegue no campo. É discutindo com os alunos que levaremos a informação correta aos criadores e, além do mais, formando alunos com competência”.