Brinquedoteca Moitará
A Brinquedoteca Moitará funciona como projeto de extensão nas dependências da UniGuairacá Centro Universitário desde 2006. Sua criação reflete o reconhecimento de uma demanda: a necessidade de um espaço educativo-interativo voltado especificamente para crianças, devido ao número expressivo de acadêmicos e professores da instituição necessitando de suporte com seus filhos pequenos, principalmente em semanas de avaliação. Por isso, o projeto nasce com o objetivo de propiciar, a partir de um espaço lúdico, interações sociais e educativas saudáveis entre adultos e crianças, contribuindo para o desenvolvimento pleno da infância.
O termo “Moitará”, que inspirou o nome da brinquedoteca, tem origem indígena e significa “troca”, e foi escolhido como símbolo do que pretende-se realmente inspirar: a “troca de saberes”. Em função disso, buscou-se a fomentação de interações sociais a partir de brinquedos e brincadeiras educativas, como jogos didáticos e livros de histórias, dispostos num espaço detalhadamente organizado para estimular a imaginação das crianças.
Essa preocupação em ensinar a partir do universo lúdico da infância deve-se ao reconhecimento de que uma das principais características dessa fase é a curiosidade, em razão disso a brinquedista, responsável pela supervisão do espaço, media as brincadeiras, mas sem intervir no processo natural de interação livre e criativa entre os participantes.
Desse modo, a brinquedoteca é uma forma de colocar em prática o que defendemos ser de direito da criança: o direito à brincar, como aponta a Convenção dos Direitos da Criança, de 1989; a Constituição Federal, de 1988; e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990.