Acontece na UniGuairacá
Cachaçogastronomia, por Micaella Ferreira
A professora explica a magia dessa união.
Por: Poliana Kovalyk
- 17/10/2022 14h28Cachaça, conforme a Legislação Brasileira, é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com teor alcoólico de 38%/vol a 48%/vol a 20º C, produzida pelo processo de destilação do fermentado alcoólico de cana-de-açúcar.
Sua história se mistura com o período de colonização de nosso país, em especial o ciclo da cana durante o período colonial. Durante muito tempo foi conhecida internacionalmente como o Rum Brasileiro, pois levava-se em consideração apenas a matéria-prima que dá origem à bebida, mas nas últimas décadas ela teve seu nome e Indicação Geográfica reconhecidos por diversos mercados no mundo, como Chile, México e EUA.
A cachaça é uma bebida complexa, rica em aromas e sabores, oriundos em grande parte do seu processo de envelhecimento e maturação, sendo que este processo, em sua maioria, passa por recipientes de madeira que além dos atributos citados, altera ainda a cor do produto de acordo com a característica da madeira utilizada.
Nos últimos anos, a cachaça vem ganhando espaço no mercado gastronômico, onde se busca harmonizá-la com diferentes pratos, levando sempre em consideração as características dos produtos apresentados, e assim dando origem ao termo Cachaçogastronomia. O termo busca orientar quanto a possíveis combinações, para uma melhor experiência entre a bebida e o alimento.
Veja também
Tais combinações devem sempre avaliar atributos como o equilíbrio da apresentação. Pratos leves pedem bebidas leves, menos alcoólicas e mais jovens, enquanto pratos mais encorpados e gordurosos pedem bebidas com maior complexidade e teor alcoólico mais elevado. Outro importante fator a ser avaliado é a harmonia da apresentação, onde as características de ambos sejam complementadas ao serem consumidos, não gerando contrastes que anulem os atributos organolépticos, nem do alimento nem da bebida. E por fim, combinações que busquem realçar o sabor de ambos, causando uma maior sinergia entre o prato e a cachaça.
Embora seja um grande desafio harmonizar este produto tão complexo, tendo em vista que este processo também é muito particular, quando ela ocorre de maneira eficiente, representa um grande diferencial para o estabelecimento que o oferece, pois seus clientes terão experiências únicas com a cachaça. Um produto que remete muito ao sentimento de valorização do produto nacional.