Acontece na UniGuairacá
Campanha incentiva hábito de lavar as mãos para controle de infecções
Por: admin
- 30/04/2014 00h19Lavar as mãos como forma de controlar infecções é o objetivo da Comissão Regional de Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CRECISS) ao iniciar a campanha “Eu me comprometo a lavar minhas mãos”, em Guarapuava. O lançamento oficial foi feito no auditório da Faculdade Guairacá nessa terça-feira, 29.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que a maioria das infecções pode ser prevenida por meio de uma única medida: lavar as mãos sempre e de forma correta. Com isso, o objetivo é conscientizar a população sobre os benefícios de higiene adequada das mãos, afastando doenças transmitidas por vírus, fungos e bactérias.
Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Segundo o professor e presidente da CRECISS, Emanoel Severo, há anos os profissionais de saúde tentavam aproximar instituições para discutir esse assunto, cada vez mais importante em nossa sociedade. Foi em 2013 que um grupo de enfermeiros se propôs a tentar ampliar as ações de prevenção e o controle das infecções, as quais são responsáveis pelo aumento do tempo de hospitalização de pacientes internados, os gastos institucionais com antibioticoterapia e os custos impalpáveis aos doentes. “O ano de 2013 foi bastante produtivo: reuniões mensais, projetos universitários, e um grande evento realizado no mês de junho, contando com a participação de referências para o controle de infecção, abordando diversos assuntos relacionados. Eram os primeiros passos, de um sonho antigo, que se concretizava. Não apenas pela emoção de sensibilizar a comunidade e divulgar um belo trabalho em equipe, mas principalmente, por permitir que o conhecimento técnico fosse disseminado entre aqueles que realmente podem fazer algo pelo controle das infecções”.
A campanha será realizada até o dia 15 de maio, quando se comemora o Dia Mundial de Controle de Infecção, com a participação dos acadêmicos da Faculdade Guairacá.
