Acontece na UniGuairacá
Cerimônia de Passagem da Lâmpada emociona os formandos de Enfermagem da Guairacá
Um dos eventos mais simbólicos do curso de Enfermagem da Faculdade Guairacá aconteceu nesta segunda-feira, 10, no auditório da instituição.
Por: admin
- 11/12/2018 17h04Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Um dos eventos mais simbólicos do curso de Enfermagem da Faculdade Guairacá aconteceu nesta segunda-feira, 10, no auditório da instituição. A tradicional Cerimônia de Passagem da Lâmpada marca o fim de uma etapa e o início da vida profissional dos formandos.
A lâmpada é considerada o símbolo da Enfermagem. Em homenagem a Florence Nightgale, que cuidava dos soldados feridos durante a Guerra da Criméia. A enfermeira precursora da profissão utilizava a lâmpada para fazer a ronda entre os doentes. Para a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Angélica Yukari Takemoto, o ritual é uma forma de felicitar os acadêmicos. “Nós fazemos a cerimônia com o intuito de desejar votos de felicidade aos formandos. A gente passa a lâmpada, simbolicamente, para que eles tenham caminhos iluminados e prósperos, independente da área de atuação que eles escolham”.
Entre discursos emocionados de professores, pais e alunos, um deles foi o do acadêmico Diogo William Woucsuk dos Santos. Ele ficou encarregado de proferir o discurso em homenagem aos pais. Em sua fala, ele agradeceu a todos àqueles que acompanharam a jornada dos alunos, sejam pais ‘de sangue’ ou não. Para ele, a futura profissão é um sonho que está se realizando. “Foram quatro anos de lutas e batalhas, não tem como explicar em palavras o sentimento que é chegar até aqui”.
A emoção também contagiou as acadêmicas Cassiane Paintner e Josiane Santos. Ambas expressaram a saudade que sentirão dos professores e das amizades que construíram nesses anos. “Espero exercer a profissão da melhor forma possível e conseguir por em prática todos os ensinamentos da faculdade” afirma Josiane. Já a Cassiane planeja terminar a pós-graduação e fazer uma especialização. “O sentimento é de dever cumprido por ter chego até aqui. Vou sentir falta da graduação, mas é a hora de dar novos passos”.
