Acontece na UniGuairacá
Colegiado de Serviço Social da Guairacá desenvolve projetos de intervenção no município
Por: admin
- 11/08/2016 15h22Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Nesse semestre os acadêmicos de Serviço Social da Faculdade Guairacá estão desenvolvendo diversos projetos de intervenção no município.
A estudante Maiara Cristiani Sidor está atuando no CREAS (Centro Especializado de Assistência Social), conscientizando sobre a importância da família no acompanhamento do adolescente que cumpre medida socioeducativa.
Na primeira fase da aplicação do projeto foi ministrada uma palestra junto às famílias dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Programa Formando Cidadão, que está vinculado aos CREAS. O tema da palestra foi vínculo familiar. “Nesse encontro foram feitas diversas discussões sobre o que é o vínculo familiar, as várias transformações históricas e sociais da família, a estrutura familiar, a função da família, a relação do adolescente que cumpre a medida socioeducativa com a família e a questão da afetividade”, contou a aluna.
Maiara explicou que a família é o principal apoio que o adolescente tem enquanto cumpre a medida socioeducativa, sendo assim, o vínculo familiar só aumenta entre seus membros. Para ela, a experiência de trabalhar com esse tema de tanta relevância tem sido única. “O projeto tem me trazido um grande aprendizado na minha vida acadêmica, e também, mostra que tudo aquilo que aprendemos ao longo desses 4 anos na faculdade tem mais valor quando colocado em prática”.
A segunda fase do projeto de intervenção no CREAS acontece no dia 25 de agosto. Na ocasião, será realizada uma palestra sobre a responsabilização do ato infracional, onde serão discutidas com as famílias as consequências do ato infracional, quais as medidas aplicáveis ao adolescente autor do ato e o compromisso da família com o adolescente que cumpre medida socioeducativa.
