Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Com apoio da UniGuairacá, Guarapuava recebe os Jogos Universitários do Paraná

São esperadas equipes de 22 instituições de ensino superior, somando mais de 2 mil participantes.

Por: Poliana Kovalyk

- 05/07/2024 13h31

Guarapuava vai receber a partir desta sexta-feira, 05, a 63ª edição dos Jogos Universitários do Paraná (JUPs). São esperadas equipes de 22 instituições de ensino superior, somando mais de 2 mil participantes entre atletas, técnicos, dirigentes e arbitragem. Ao todo, são 290 equipes disputando 19 modalidades.

A cerimônia de abertura acontece nesse sábado, 06, às 19h30 no Parque do Lago durante o evento Guarapuava Gastronômica. Já a competição segue até dia 11 de julho.

A vinda para Guarapuava foi possível por meio da Federação Paranaense de Desportos Universitários que promove os jogos, com apoio do Governo do Estado, Prefeitura Municipal e UniGuairacá Centro Universitário.

A instituição é a sede da Comissão Central do Evento, abriga diversas competições em suas instalações, oferece alojamento para os atletas e ainda participa nas modalidades de atletismo, natação, judô, voleibol e futsal.

Sérgio Leocádio Miranda, o Ratinho, técnico da equipe de futsal feminino, expressa sua satisfação em receber um evento tão importante no Estado. “É uma alegria imensa recebermos os Jogos Universitários do Paraná. Tradicionalmente, participamos do evento e sempre ficamos entre as três melhores equipes. Alcançamos a vice-liderança por seis anos consecutivos. Este ano, esperamos repetir o sucesso dos anos anteriores ou, quem sabe, conquistar o título”.

Ratinho destaca que os resultados vão além das classificações. "Estamos sempre na torcida para que os acadêmicos participem dessas competições. Temos o voleibol feminino, que foi vice-campeão em duas edições dos Universitários, e o futsal masculino, que já foi campeão e representou o Estado em nível nacional, que retornam com força. Além disso, contamos com uma das maiores atletas do Paraná e do Brasil, Tatiane Silva. Tudo isso é possível graças ao forte apoio da UniGuairacá”.

Daniele de Almeida Neves, da equipe de futsal, comenta suas expectativas. “São as melhores. Jogar em casa traz uma adrenalina extra. Embora vários times competitivos venham para cá, estrear aqui é uma vantagem nossa”.

O time da instituição conta com atletas de peso, como Vanessa Meretika. “Estudei na UniGuairacá, onde concluí dois cursos – licenciatura e bacharelado em Educação Física – e atualmente estou cursando mais uma pós-graduação. Participei de várias edições dos Jogos Universitários ao longo dos anos e sei o quanto essa competição é desafiadora, com equipes fortes. Estamos em busca do nosso primeiro título”.