Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Como se motivar para praticar exercício físico? Por Luiz Augusto da Silva

O exercício físico é importante para a manutenção da saúde humana, pois é aí que ocorre melhora constante na saúde física.

Por: Poliana Kovalyk

- 05/04/2022 09h52

Sabe-se que maus hábitos de vida podem levar a diversas patologias. Existem hormônios envolvidos que influenciam tanto a saúde física quanto mental, e são essenciais para entender como ocorre sua relação com a prática de atividade física. Saiba que o exercício físico é importante para a manutenção da saúde humana, pois é aí que ocorre melhora constante na saúde física. Existem muitas indicações em dados epidemiológicos que demonstram os benefícios do exercício regular, tanto na prevenção de doenças como na melhora do estilo de vida.

Porém, um dos desafios é manter a rotina de treino. Sim, o exercício físico é um estresse e quando estamos desacostumados a treinar, nosso corpo ativa mecanismos para a rejeição ao treino, tanto físico como psicológico. Porém, a continuidade do treino, ou seja, manter pelo menos 150 minutos de exercício por semana já alivia a sensação de estresse já nas 4 primeiras semanas. 

O desafio é continuar treinando, claro, sempre com supervisão do profissional de Educação Física. Vale ressaltar que exercícios muito intensos ou realizados de forma inadequada podem ser prejudiciais, porque você pode se machucar com uma intensidade mais alta que a necessária, ou realizar um movimento que cause lesão ao corpo.
O exercício traz uma sensação prazerosa que combate diretamente os efeitos adversos de uma rotina estressante na vida moderna, seja no trabalho ou nos estudos, associando-o diretamente às condições de desempenho e produtividade.

A dopamina está relacionada com nosso bem-estar, por ser um sistema de recompensa. Quanto mais a atividade é prazerosa, mais dopamina liberamos e sentimos bem-estar. Os neurotransmissores de dopamina no cérebro controlam várias funções do nosso corpo. Entre essas funções estão o domínio motor e emocional. Entendemos que o grau de dopamina no organismo pode estar relacionado à motivação na prática de exercícios. Então, procure entender se você não está sobrecarregado de dopamina. Existem estudos sobre isso.

Além do mais, é fundamental compreender as variantes adequadas na prática do exercício físico para que os efeitos cognitivos durante a prática sejam analisados e relacionados à redução de sintomas e doenças como ansiedade ou depressão. Em relação a esse efeito do exercício, as intervenções de intensidade, tipo de exercício, se este é aeróbico ou de força, frequência e duração, influenciam os resultados e ganhos de quem pratica o exercício. Sim, os resultados chegam, e quanto mais você se motivar, mais resultados positivos você trará para sua vida, por isso não desista no primeiro episódio, continue praticando. Prometo que a série vai ser boa.