Acontece na UniGuairacá
Docente do Mestrado em Promoção da Saúde da UniGuairacá tem projeto aprovado na Chamada Pública da Fundação Araucária
Previsto para iniciar em 2025, seu estudo será desenvolvido no Brasil e no Chile, em parceria com a Universidad de Playa Ancha.
Por: Poliana Kovalyk
- 08/11/2024 14h51Lucia Virginia Mamcasz Viginheski, professora do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde da UniGuairacá Centro Universitário, teve seu projeto de pesquisa intitulado ‘Soroban como instrumento de cálculo: dos manuais didáticos à formação docente’ aprovado com bolsa na Chamada Pública da Fundação Araucária (23/2023). O projeto tem como objetivo investigar as contribuições de um material didático fundamentado na mediação como base orientadora da ação para o ensino do uso do soroban. Previsto para iniciar em 2025, o estudo será desenvolvido no Brasil e no Chile, em parceria com a Universidad de Playa Ancha, localizada em Valparaíso.
Com uma trajetória de mais de três décadas na área da deficiência visual, a docente relembra a motivação que a levou a seguir com o projeto. “Trabalho ensinando soroban desde 1991, quando iniciei minha jornada profissional na Apadevi de Guarapuava. No meu Doutorado, sob a orientação das professoras Sani de Carvalho Rutz da Silva (UTFPR-Ponta Grossa) e Elsa Midori Shimazaki (UEM e Unoeste), pesquisei as contribuições do soroban na formação do conceito de número e no desenvolvimento das funções psicológicas superiores para estudantes com deficiência intelectual. O trabalho, inclusive, foi premiado com o Prêmio Capes de Tese na área de ensino, em 2018. Esse reconhecimento me incentivou a continuar explorando o tema”. A pesquisa se expandiu no pós-doutorado, na Universidade Estadual de Maringá, onde, orientada pela Dra. Elsa Midori Shimazaki, a professora aprofundou a análise da mediação em manuais didáticos para o uso do soroban.
Veja também
- UniGuairacá em ação: instituição promove atividade de saúde e lazer no bairro Paz e Bem
- UniGuairacá realiza Colação de Grau para formandos de Odontologia do 2º semestre
- UniGuairacá recebe Move Paraná, projeto que impulsiona debates sobre o futuro do agro
- Enfermagem da UniGuairacá realiza Cerimônia da Passagem da Lâmpada
A expectativa da professora é grande. “Eu espero com o desenvolvimento deste projeto disseminar o uso do soroban não somente como uma ferramenta de cálculo, mas, principalmente, como um instrumento que possibilita o desenvolvimento das capacidades mentais superiores”.
A UniGuairacá também parabeniza o professor Luiz Augusto da Silva, que teve seu trabalho aprovado por mérito, destacando o compromisso dos docentes com a pesquisa e a inovação educacional.