Acontece na UniGuairacá
Educação Física encerra disciplina com oficinas culinárias sobre educação alimentar
Por: admin
- 02/12/2015 14h11Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Na noite dessa terça-feira, 1º de dezembro, foi a vez dos acadêmicos do 6º Período de Educação Física Bacharelado colocarem a mão na massa na cozinha didática da Faculdade Guairacá.
Durante uma oficina culinária, eles prepararam coxinha e trufa de batata doce, crepioca proteica e empadinha proteica de massa de grão de bico. A atividade encerra a disciplina de Nutrição Aplicada à Educação Física, ministrada pela professora Morgana Keiber.
Segundo a professora Morgana, a atividade na cozinha didática tem por objetivo traduzir o conceito de alimentação saudável de uma forma prática, mostrando que é possível preparar os próprios alimentos que também favorecem a atividade física. “A disciplina é teórica, mas propomos essa atividade prática para que eles tenham a oportunidade de vivenciar a produção dos próprios alimentos. Inclusive essa é uma recomendação do Guia Alimentar para a População Brasileira, de que pratiquemos, exercitemos e compartilhemos habilidades culinárias”. Conforme ela explicou, todos os alimentos preparados pelos estudantes foram pensados para serem consumidos pré ou pós-treino, e ainda, foram feitos com base em produtos saudáveis e naturais.
O acadêmico Jean Carlos Moreira é atleta e para ele as explicações também foram bastante proveitosas. “O frango e a batata doce são alimentos típicos na dieta de praticantes regulares de atividade física, mas eles não precisam ser os únicos presentes no cardápio. Durante a aula pudemos perceber que essa dieta não precisa ser cheia de privações e é possível sim variar os pratos”.
Ao final da aula, todos puderam fazer a degustação das preparações.
