Acontece na UniGuairacá
Egressa da UniGuairacá profere palestra virtual na Semana Brasileira de Enfermagem
Ludmila Sangaletti foi uma das convidadas do evento e discorreu sobre Florence Nightingale, considerada ‘mãe’ da enfermagem moderna.
Por: admin
- 20/05/2020 10h00Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Em sua 81ª edição, a Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) faz uso da tecnologia para manter a programação, em conformidade com as medidas adotadas por conta da pandemia de Covid-19. O evento virtual ocorre por meio de lives no canal Aben Paraná no Youtube.
A 81ª SBEn é promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e traz como tema ‘De Florence aos dias atuais: forças e desafios da enfermagem’.
A enfermeira e egressa da UniGuairacá Centro Universitário Ludmila Giovana Camargo Sangaletti, especialista em Urgência e Emergência, foi uma das convidadas do evento. Na última segunda-feira, 18, juntamente com outros palestrantes, ela discorreu sobre o tema ‘O inusitado encontro de Florence Nightingale e Ignaz Semmelweis’.
Florence Nightingale é considerada ‘mãe’ da enfermagem moderna. Ela foi a pioneira no tratamento de soldados feridos durante a guerra da Crimeia, no século XIX. Também fundou a primeira Escola de Enfermagem secular no mundo, em 1860 no Hospital St. Thomas em Londres, um marco para a história da enfermagem contemporânea. Para a egressa da UniGuairacá, foi um grande prazer falar sobre o tema. “É sempre muito gratificante poder demonstrar, mesmo que de forma breve, a importância da enfermagem através da Florence, que é o nosso grande exemplo de dedicação e inteligência. Ela deu start a várias ações de higiene e bem-estar que se mantém até hoje. Foi pioneira ao embasar o cuidado em evidências científicas”.
Diante de tantas adversidades, Ludmila afirmou que a enfermagem vem reforçando seu papel. “Participar de um evento da Aben na Semana de Enfermagem, que tem como objetivo enaltecer a história da nossa profissão, ganha um brilho especial, ainda mais em meio a uma pandemia, visto que a maior força de trabalho incansável vem da enfermagem. Seguimos o legado de Florence, comprometidos em garantir a qualidade da assistência, bem-estar e a segurança do paciente”.
A conferência completa pode ser conferida clicando aqui.


