Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Egressa de Pedagogia da UniGuairacá publica pesquisa científica em livro

A pesquisa intitula-se ‘A diversidade étnico racial na BNCC’ e teve orientação da professora Lucineia Moreira de Souza.

Por: Poliana Kovalyk

- 24/03/2021 09h45

O Trabalho de Conclusão de Curso de Edimara Van Haandel, egressa da UniGuairacá Centro Universitário, foi tema de um capítulo do livro ‘Temas contemporâneos: valorização do multiculturalismo por meio da educação e do direito’. A pesquisa da egressa intitula-se ‘A diversidade étnico racial na BNCC’ e foi desenvolvida sob orientação da professora Lucineia Moreira de Souza. 

O capítulo é resultado de uma pesquisa densa e bastante criteriosa que Edimara realizou para a conclusão do curso de Pedagogia. “Foi bem trabalhoso e exigiu muita dedicação. Ter o trabalho reconhecido é muito gratificante”.

As autoras explicaram que a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), enquanto currículo nacional, é um documento que pode suscitar muitas investigações científicas, justamente pela forma como foi o processo de elaboração e apreciação dos professores brasileiros, assim como os processos de implementação por meio da reorganização das propostas curriculares nos estados e municípios.

De acordo com a professora Lucineia, a atenção delas sobre a pesquisa foi de analisar a diversidade étnico racial na BNCC. “Essa é uma temática recorrente nos dias atuais e, principalmente, constitui, ou deveria ser, uma preocupação em torno da relação currículo escolar e o combate à discriminação e preconceito racial”.
A obra completa pode ser acessada gratuitamente clicando aqui.