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Encontro Coletivo de Aprendizagem na Guairacá discute temas importantes para a prática do biólogo

O Colegiado de Ciências Biológicas deu início ao Encontro Coletivo de Aprendizagem, trazendo para debate temas importantes para a formação do profissional.

Por: admin

- 09/10/2018 14h58

O Colegiado de Ciências Biológicas da Faculdade Guairacá deu início nesse semestre ao Encontro Coletivo de Aprendizagem (ECOA). A atividade faz parte do Projeto Integrador, unindo conteúdos de diversas disciplinas, conforme apontou a coordenadora do curso, professora Elisângela de Souza Lima. “O objetivo do ECOA é trazer para os acadêmicos conceitos e práticas que não são abordadas com frequência dentro da matriz curricular, mas que são importantes para a formação do profissional de biologia”. Dentro do projeto serão abordados os seguintes temas: bioética/biosegurança (1), agroecologia/manejo e conservação (2) e saneamento básico (3). Os casos são elaborados em grupos, sendo que o Tema (1) ficou sob a responsabilidade dos professores Matheus Viante, Cristiane Kiel e Vanessa Falchetti. O Tema (2), sob a responsabilidade dos professores Drielli Strugal, Luciana Zago e Joelmir Mazon e o Tema (3), os professores Jair Kultz, Carolini Ryzy, Elisângela Lima e Talita Carraro. O próximo encontro está marcado para o dia 30 de outubro.   Metodologia Os acadêmicos devem realizar leituras referentes aos temas abordados. Esse material é postado na plataforma Moodle pelos professores do Colegiado de Ciências Biológicas da instituição em três etapas. Na primeira etapa já realizada, foram suprimidas algumas informações dos casos, com o intuito de estimular uma prévia pesquisa conceitual por parte dos acadêmicos. Durante esta etapa foram discutidas as grandes áreas e seus conceitos principais, além do levantamento de questões tendo os casos elaborados como foco. Já na segunda etapa serão disponibilizados para os acadêmicos os referidos casos com informações adicionais, tornando-os mais complexos e fazendo com que haja a necessidade de pesquisas mais aprofundadas e levantamento de novas questões. Na terceira e última etapa, marcada para novembro, os acadêmicos receberão os casos completos, com todas as informações necessárias para a resolução do caso. Eles devem formar grupos de três integrantes para a resolução dos três casos em questão. Os grupos terão o tempo de 30 minutos para resolução de cada caso e/ou apontamentos de possíveis soluções. Ao final da resolução dos casos por parte dos acadêmicos, o grupo de professores responsáveis por cada tema fará uma explicação do caso apontando as informações chaves e os possíveis caminhos para sua resolução.