Acontece na UniGuairacá
Estudante EAD da UniGuairacá recebe homenagem na Câmara Municipal de Araçatuba
O reconhecimento veio após a estudante salvar a vida de um aluno na escola onde trabalha.
Por: Viviane Moreira
- 12/12/2024 19h50Na última semana, a estudante de Fisioterapia EAD da UniGuairacá Centro Universitário, polo de Araçatuba - SP, Luciana Ramos Stanchevicz, recebeu Voto de Aplauso na Câmara Municipal da cidade, pelos serviços prestados à comunidade, em especial à defesa da saúde e da vida em um ato de bravura. “Receber o reconhecimento do meu ato é algo maravilhoso e gratificante. Sei que várias enfermeiras se sentiram representadas com os aplausos que eu recebi. Isso é muito confortante para mim, mas nada é tão valioso quanto ver a emoção de meus pais, meu marido e minha filha ao assistir a sessão da câmara onde fui homenageada”, compartilha Luciana.
Luciana trabalha na secretaria da Escola Estadual Manoel Bento da Cruz, em Araçatuba – SP. Durante os anos de atuação na educação, ela já auxiliou alunos em casos de crise epilética, desmaios, ferimentos leves, crises de ansiedade, entre outros. Mas, recentemente presenciou algo mais grave: um rompimento arterial. No final de novembro, após uma briga entre alunos, um jovem se cortou gravemente no vidro de uma porta, necessitando de primeiros socorros urgentes. Imediatamente, a profissional fez os procedimentos necessários para ajudar o menino a se manter calmo e diminuir o ferimento, enquanto as autoridades não chegavam.
Sem ela, o final deste acontecimento poderia ter sido trágico. “Ao me aproximar, identifiquei que era um caso de emergência, pois jorrava sangue dos ferimentos localizados no antebraço de um aluno. Pedi panos limpos e rapidamente improvisei um torniquete na região do braço, pedi para um amigo ajudar apertando em cima do pano e assegurar que ficaria o mais apertado possível o tempo todo”, explica Luciana. Após 28 minutos, os bombeiros chegaram e a profissional acompanhou o aluno até a Santa Casa da cidade. O aluno teve o rompimento total da artéria, músculo e tendão e passou por uma cirurgia. Atualmente, já está em casa no processo de recuperação.
Veja também
- Câmpus Irati: abertura de teste seletivo para admissão de professores não titulares
- Conquista UniGuairacá: professora Syndel Souza defende Doutorado na área Interdisciplinar
- Mundo do Futsal Exp: atleta do futsal feminino da UniGuairacá recebe prêmio no maior evento de futsal mundial
- Slim Day: Guairacá Aviation recebe visita de fabricante de aeronaves
Devido a maneira eficaz que agiu diante do ocorrido, Luciana recebeu elogios e reconhecimento do médico que estava de plantão. “Fiquei em estado de êxtase, por ter sido agraciada por Deus, tendo a dádiva de fazer a diferença na vida de alguém. É simplesmente maravilhoso e só me dá mais certeza de que nasci para isso e estou no caminho certo. Todo o esforço, todos os ensinamentos e cursos feitos valeram muito, me deixando com mais vontade de aprender e colocar em prática o que amo fazer”, comenta.
Além de cursar Fisioterapia, Luciana é Técnica em Enfermagem e Técnica em Enfermagem do Trabalho. Ela também possui formação em cursos como Instrumentação Cirúrgica, Socorrista, Resgatista e Brigadista, Tanatologia e Necropsia, Primeiros Socorros, Suporte Básico de vida em pediatria, Curso de Bandagem Funcional, entre outros. “Hoje faço o curso de Fisioterapia na UniGuairacá Centro Universitário, com o foco em fazer a diferença na vida de várias pessoas na área de desenvolvimento neuropsicomotor”, finaliza Luciana.