Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Estudo de caso de “Maura Lopes Cançado” encerra Fórum de Saúde Mental na UniGuairacá

Organizado pelo Centro Acadêmico, o evento contou com quatro dias de palestras, estudos de caso e gincana.

Por: Poliana Kovalyk

- 19/05/2023 13h00

As ações em prol da Luta Antimanicomial da UniGuairacá tiveram como protagonistas os estudantes de Psicologia da instituição. Durante os dias 15, 16, 17 e 18 de maio, o Centro Acadêmico Bock propôs uma programação rica que abordava as problemáticas por trás dos manicômios, conduzida por profissionais gabaritados no assunto.

As atividades também procuraram pautar a realidade brasileira e guarapuavana. Sendo assim, as palestras abordaram a “Saúde Mental em Guarapuava” e o “Manicômio institucionalizado”; ocorreram discussões a partir do documentário “Casa dos Esquecidos”; uma gincana recreativa; e o estudo de caso de “Maura Lopes Cançado” encerrou a programação.

Alice Eduarda Azuri, acadêmica do segundo período de Psicologia, participou de todas as atividades e disse que o evento foi complementar aos conteúdos aprendidos em sala. “Foi muito bom, eu aprendi bastante, principalmente coisas que eu não tinha aprendido sobre a luta ainda, porque eu entrei no ano passado”, explicou a futura psicóloga.

Para Alice, o destaque da programação foi a gincana recreativa. De acordo com ela, a atividade foi uma oportunidade de fortalecer os laços com os colegas de curso, em especial com os das outras turmas. “Eu acho que a brincadeira incluiu muito os alunos, fez com que gente se conhecesse bastante”, pontua. Ainda, a estudante conclui afirmando que a atuação do CA está sendo muito relevante para dar voz e visibilidade ao aos estudantes de Psicologia.