Acontece na UniGuairacá
Estudos da professora Lucia Virginia são publicados em destacada revista de saúde e educação
Por: admin
- 07/02/2017 13h25Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
A professora e pesquisadora Lucia Virginia Mamcasz Viginheski está colhendo os frutos do bom trabalho que vem desenvolvendo na sua carreira profissional e acadêmica. Docente do Colegiado de Matemática da Faculdade Guairacá, ela teve sua pesquisa de Doutorado publicada na Revista Super Saudável.
A docente tem utilizado o soroban para a formação de professores que atuam com pessoas com deficiência intelectual, visando a aprendizagem de conceitos matemáticos e a evolução do pensamento e da linguagem.
O soroban é um instrumento de cálculo utilizado para realizar contas matemáticas com rapidez e perfeição e, além disso, permite desenvolver a concentração, memorização e atenção, conforme a professora explicou. “Ele possibilita ao praticante realizar operações de forma concreta, aumentando a compreensão nos procedimentos, exercitando a mente e melhorando a função cognitiva”.
O projeto de Doutorado da professora Lucia Virginia foi aplicado inicialmente para um grupo de 8 estudantes com vários graus de comprometimento intelectual e os resultados foram bastante positivos. “Mesmo os que não apresentaram grandes progressos e que, por exemplo, tinham compreensão do conceito de números até 3 ou 4, conseguiram evoluir para os seguintes o que, analisando a deficiência, é um grande avanço”.
A partir dos resultados preliminares, a docente da Guairacá percebeu a necessidade de capacitar profissionais que trabalham com inclusão e que relatam as dificuldades que o deficiente intelectual tem em entender o processo simples da Matemática. Capacitados no ano passado através de um projeto de extensão, o grupo de 9 professores têm aplicado o conhecimento em 2 escolas. “A resposta tem sido incrível, pois os docentes enxergaram no soroban uma nova possibilidade que, além do aprendizado, trará muitas contribuições para o ensino e o desenvolvimento dos alunos”.
Clique aqui e confira a edição completa da revista.
