Acontece na UniGuairacá
Fibromialgia pauta último estudo de caso do semestre na Guairacá
A especialidade médica que cuida da fibromialgia é a reumatologia, mas o apoio de outros profissionais é essencial no tratamento.
Por: admin
- 27/11/2019 19h48Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
A fibromialgia é caracterizada por uma dor crônica no corpo, que pode atingir a região do pescoço, ombros, cotovelos, mãos, peito, na base da coluna, quadris, joelhos e pés. Esse foi o tema abordado nesta quarta-feira, 27, no último estudo de caso do semestre na Faculdade Guairacá.
Na ocasião, foi apresentando o projeto ‘Fibromialgia: vamos falar sobre?’, um espaço de escuta e acompanhamento a pessoas com o diagnóstico desta síndrome clínica e seus familiares. As atividades foram conduzidas por acadêmicos do curso de Psicologia da instituição. Para Josiane Miketchen, do 8º Período, o espaço levou conhecimento aos portadores e também contribuiu na formação dos acadêmicos. “Ter esta experiência com o grupo enquanto acadêmica foi muito gratificante, vai além do conhecimento teórico para o contato genuíno com a experiência do outro, com a subjetividade e intimidade de cada um. É um processo de conhecimento e amadurecimento”.
De acordo com a professora Luciane Puerari, uma das coordenadoras do projeto, durante os encontros foram realizadas rodas de conversa, onde cada um pode relatar sua história, seus dramas e desafios de vida com a doença. “O maior objetivo do grupo foi mostrar que essa experiência é compartilhada por mais pessoas, levar conhecimento para que possam cuidar-se melhor, e também, mostrar que podem contar com o suporte necessário, escuta qualificada para qualquer situação que estejam vivenciando, incluindo o sofrimento”.
