Acontece na UniGuairacá
GAMA: família compartilha sua história com o grupo de adoção na UniGuairacá
Cleonice é mãe de Ana Verônica. Ela foi uma das primeiras integrantes do Grupo Gama. Hoje elas compartilham sua história.
Por: admin
- 28/05/2020 15h37Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Desde 2007 o Grupo de Apoio Multifamiliar à Adoção (Gama) ajuda famílias no processo de pré e pós-adoção em Guarapuava, desconstruindo preconceitos através da troca de experiência. O projeto é desenvolvido pela UniGuairacá Centro Universitário em parceria com a Vara da Infância e da Família.
Cleonice da Aparecida Alves foi uma das primeiras integrantes. Para ela, o projeto abriu novos horizontes. “Esses encontros me ajudaram muito no sentido de encontrar outras famílias que já haviam adotado. Quando estávamos no Gama nos esquecíamos do mundo lá fora e só pensávamos nas crianças. Ali trocamos experiências e um aprendeu com o outro”. Cleonice conta que essa relação foi muito além do processo de adoção. “São pessoas que tenho contato até hoje. Saíamos, conversávamos, ríamos, e um pai cuidava do outro”.
Ana Verônica Alves Colaço lembra com carinho do período em que acompanhava a mãe nas reuniões do projeto para encontrar com outras crianças adotadas. “Não vejo nenhum problema em ser adotada. Tenho orgulho, eu pude ser escolhida. Também acho muito importante essa troca de experiências pelo Gama, para que os novos pais saibam lidar com diferentes situações e principalmente para saber explicar para os filhos de onde eles vieram”.
O Gama é coordenado pela professora Monica Adriane Barbosa, do Colegiado de Psicologia da instituição. Os encontros presenciais estão suspensos durante a pandemia, porém, neste período o projeto continua por meio de pesquisas e divulgação de informações relevantes à sociedade por meio da página no Facebook.
[embed]http://www.youtube.com/watch?v=wATo6JPflIM&feature=youtu.be[/embed]
