Acontece na UniGuairacá
GAMA: Grupo de apoio multifamiliar à adoção na Guairacá completa 10 anos
Por: admin
- 29/03/2017 13h23Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Desde 2007 a Faculdade Guairacá desenvolve um projeto, em parceria com a Vara da Infância e da Família, reunindo aqueles que passam ou já passaram por experiências no processo de adoção. Durante os encontros é oferecido suporte através de aconselhamentos e debates de assuntos ligados ao preparo para a construção da paternidade e maternidade adotiva.
O Grupo de Apoio Multifamiliar à Adoção (Gama) é coordenado pela professora Monica Adriane Barbosa, do Colegiado de Psicologia da instituição, que explicou sobre o seu surgimento. “O Gama foi instituído como parte do processo legal para adoção no município de Guarapuava desde 2012, mas antes mesmo de se tornar obrigatório, o projeto partiu do desejo da comunidade em ter um espaço para diálogo”. A troca de experiências entre os casais durante os encontros, explica Monica, é essencial na adaptação da criança e dos pais no novo ambiente familiar. “A ideia central do projeto é descontruir preconceitos e ideias pré-fixadas e idealizadas sobre a adoção, para então permitir a criação de um novo vínculo”.
Segundo Monica, o Gama caracteriza-se como projeto de extensão e também de pesquisa, que ajuda a enriquecer o campo de conhecimentos sobre o assunto.
Junior e Rhulia Miranda tiraram muitas dúvidas ao participarem do projeto. “Somos casados há 10 anos, temos 2 filhos biológicos e sentimos um desejo muito grande de adotar uma menina. Esses encontros foram importantes para entender melhor como funciona o processo e amadurecer a ideia de adotar”, disse Junior.
Rodrigo e Amanda Alvarenga são casados há 2 anos e recentemente adotaram uma menina de 4 anos e um menino de 6. Eles encontraram no Gama o apoio necessário para resolver as novas questões com a chegada dos filhos. “Em cada encontro são abordadas diferentes situações e conflitos que, antes de adotar, não passa pela nossa cabeça que possam acontecer. As discussões nos preparam e nos fazem refletir sobre o que pode ser feito em cada caso”, disse Amanda. Com a chegada das crianças, o casal vive uma nova fase. “Hoje nos sentimos realizados, pois nossa família está completa”, finalizou Rodrigo.
Os encontros do grupo Gama são abertos ao público e acontecem semanalmente, nas sextas-feiras às 19h na Faculdade Guairacá. É possível participar das reuniões os pais que acabaram de consolidar o processo de adoção, pais que encaminharam pedido de adoção e aguardam resolução do processo, além de interessados em adoção.
