Acontece na UniGuairacá
Gastronomia e nutrição, por Mayra Lopes
A gastronomia e a nutrição são áreas que se complementam.
Por: Poliana Kovalyk
- 02/06/2022 09h52A gastronomia e a nutrição são áreas que se complementam. Quando trabalham em conjunto, podem melhorar a qualidade de vida, promovendo hábitos saudáveis e prazer no ato e na forma de se alimentar.
Os alimentos são a principal ferramenta de trabalho das duas profissões. O chefe de cozinha conhece e estuda técnicas de trabalho, a fim de encontrar a combinação de ingredientes perfeita para garantir o melhor sabor para cada preparação. Enquanto que o nutricionista, busca por meio de uma alimentação equilibrada e saudável promover a saúde dos indivíduos.
Atualmente, podemos observar chefes e nutricionistas trabalhando juntos em cursos gastronômicos, restaurantes, escolas e cozinhas hospitalares, com o principal objetivo de desenvolver cardápios com refeições atraentes e saborosas, utilizando alimentos saudáveis que possam promover a saúde.
A gastronomia e a nutrição permitem a renovação de receitas com o intuito de melhorar a aceitação e a palatabilidade dos alimentos, ou seja, reproduzir uma preparação que a população gosta, mas acrescentando um ingrediente saudável à preparação, a fim de melhorar o aporte de vitaminas e minerais.
A aceitabilidade dos alimentos está relacionada com as características sensoriais, como por exemplo, as sensações visuais, táteis e olfativas, que podem ser incrementadas pela gastronomia. Deste modo, utilizar técnicas de decoração e combinação de ingredientes pode influenciar diretamente no consumo alimentar e na qualidade sensorial das preparações.
Assim, é essencial que as duas áreas trabalhem juntas com o propósito de fornecer preparações saborosas, atraentes e saudáveis, a fim de promover a saúde.