Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Gastronomia e turismo, por Elem Lustosa

A alimentação possui uma relação muito forte com o ambiente em que ela está inserida.

04/08/2021 13h26

O que é o turismo gastronômico? Uma forma de conectar a alimentação, as pessoas e lugares. Essa área vai muito além do que apenas ter vários restaurantes típicos em uma determinada região. O objetivo do turismo gastronômico é demonstrar a cultura alimentar regional e as relações que as pessoas têm com a alimentação e seu contexto social. 

O ramo vem crescendo cada dia mais, o que pode proporcionar várias formas de alimentação, possibilitando avançar nas questões culturais de se preparar os alimentos ligados à expressão da sociedade em seu entorno. 

Uma tendência é a discussão sobre a ampliação de polos turísticos, o que pode ser uma oportunidade de negócios para os profissionais da Gastronomia, uma vez que a união entre turismo e alimentação pode ser fonte de sustentabilidade regional. 

Fazer a preparação de pratos típicos é muito mais do que oferecer apenas um serviço, e sim, uma forma de criar conexão com as pessoas a partir dos aspectos históricos e culturais de uma região. 

A alimentação possui uma relação muito forte com o ambiente em que ela está inserida. Portanto, o ramo do turismo gastronômico possibilita o crescimento da busca por novas experiências, tanto para conterrâneos como para viajantes amantes de comida boa.   

Finalizo destacando a importância do profissional da Gastronomia, pois sua formação permite a percepção da grandiosidade do setor, não somente pelas oportunidades e tendências de mercado, mas pelo enriquecimento cultural regional. Afinal, a pergunta é sempre a mesma: o que vamos comer?