Acontece na UniGuairacá
Gastronomia e turismo, por Elem Lustosa
A alimentação possui uma relação muito forte com o ambiente em que ela está inserida.
Por: Poliana Kovalyk
- 04/08/2021 13h26
O que é o turismo gastronômico? Uma forma de conectar a alimentação, as pessoas e lugares. Essa área vai muito além do que apenas ter vários restaurantes típicos em uma determinada região. O objetivo do turismo gastronômico é demonstrar a cultura alimentar regional e as relações que as pessoas têm com a alimentação e seu contexto social.
O ramo vem crescendo cada dia mais, o que pode proporcionar várias formas de alimentação, possibilitando avançar nas questões culturais de se preparar os alimentos ligados à expressão da sociedade em seu entorno.
Veja também
- Conquista: Medicina UniGuairacá agora integra Diretório Internacional Oficial de Escolas Médicas
- Conquista em dobro: formandas de Enfermagem são aceitas em Mestrado e Residência
- Medicina Veterinária: UniGuairacá torna público o edital com a Classificação Final do Teste Seletivo
- Medicina Veterinária: pontos sorteados do Teste Seletivo de Cadastro Reserva para Professor Não Titular
Uma tendência é a discussão sobre a ampliação de polos turísticos, o que pode ser uma oportunidade de negócios para os profissionais da Gastronomia, uma vez que a união entre turismo e alimentação pode ser fonte de sustentabilidade regional.
Fazer a preparação de pratos típicos é muito mais do que oferecer apenas um serviço, e sim, uma forma de criar conexão com as pessoas a partir dos aspectos históricos e culturais de uma região.
A alimentação possui uma relação muito forte com o ambiente em que ela está inserida. Portanto, o ramo do turismo gastronômico possibilita o crescimento da busca por novas experiências, tanto para conterrâneos como para viajantes amantes de comida boa.
Finalizo destacando a importância do profissional da Gastronomia, pois sua formação permite a percepção da grandiosidade do setor, não somente pelas oportunidades e tendências de mercado, mas pelo enriquecimento cultural regional. Afinal, a pergunta é sempre a mesma: o que vamos comer?





