Acontece na UniGuairacá

42. 9 99600096 Frequentes na Uniguairacá

Gastronomia UniGuairacá: culinária italiana é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Na UniGuairacá, você aprende o melhor desse patrimônio com a Chef Thais Lopes.

Por: Viviane Moreira

- 18/12/2025 13h24

Na última semana, durante reunião do Comitê Intergovernamental, em Nova Delhi, na Índia, a culinária italiana foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Este ato reconhece um modelo cultural capaz de unir regiões, tradições e conhecimentos, e fortalece a posição internacional da identidade gastronômica da Itália.

A decisão celebra e reconhece a culinária como um sistema cultural complexo, composto por tradições regionais, ciclos sazonais, biodiversidade agrícola, convívio e partilha. “A cozinha italiana, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, representa muito mais do que receitas: ela carrega história, identidade e tradição. Esse reconhecimento é o ponto de partida das nossas aulas de Cozinha Italiana, uma das disciplinas mais queridas por todas as turmas que já passaram por aqui”, destaca a Chef Thais Lopes, docente do curso de Gastronomia da UniGuairacá Centro Universitário.

A Itália é considerada o berço da gastronomia europeia e, segundo Thais, encanta ainda mais quando os alunos compreendem todo o contexto histórico, cultural e geográfico que moldou essa cozinha até alcançar esse reconhecimento mundial. É nesse momento que a conexão com as técnicas e os sabores se torna ainda mais profunda.

Ao estudar a culinária desse país, desenvolve-se o respeito pelos ingredientes naturais, pelas técnicas artesanais e pelo equilíbrio de sabores, valorizando a qualidade e a simplicidade. Além disso, a culinária italiana influencia a gastronomia mundial, sendo referência em pratos, métodos e combinações que estimulam a criatividade, a convivência à mesa e a alimentação consciente, tornando o aprendizado uma experiência cultural e sensorial rica.

Na UniGuairacá, os alunos exploram todas as camadas mais marcantes e famosas dessa culinária mais que especial. “Minhas aulas unem teoria e prática de forma ativa. Antes de cozinhar, o aluno entende a cultura e a história daquele povo; depois, aplica esse conhecimento nas práticas, desenvolvendo pratos clássicos e descobrindo novos sabores. Esse processo amplia a bagagem cultural, refina técnicas profissionais e desenvolve habilidades que vão além da cozinha, como trabalho em equipe, organização e pensamento crítico”, compartilha Thais.

Vestibular 2026:

A UniGuairacá Centro Universitário está com inscrições abertas para ingresso na instituição em 2026. São mais de 20 cursos presenciais, englobando diferentes áreas da saúde, tecnologia e gestão. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do link. “Aos alunos do próximo semestre, o convite está feito: preparem-se para se inspirar, se apaixonar ainda mais pela cozinha italiana e evoluir profissionalmente a cada aula”, ressalta a Chef Thais.

A instituição conta com dezenas de salas, todas equipadas com retroprojetores e toda a estrutura que os alunos precisam para atender suas necessidades. Nos laboratórios, os estudantes encontram o que há de mais moderno para as práticas das disciplinas. Entre eles, o laboratório de metodologias inovadoras; o da anatomia; o de práticas odontológicas; o de microbiologia e botânica; citologia e histologia; química e bioquímica; microbiologia e ainda os focados nos cursos da saúde e estética e cosmética. Além disso, o Centro Universitário também mantém em sua infraestrutura uma biblioteca, ginásio poliesportivo, cozinha didática, sala de criatividade, sala 3D e restaurante, tudo planejado e organizado.