Acontece na UniGuairacá
Guia das profissões: por que estudar Educação Física na UniGuairacá?
É a instituição de ensino superior com mais tradição de investimento em esporte em toda a região.
Por: Viviane Moreira
- 27/01/2025 14h17O curso de Educação Física da UniGuairacá Centro Universitário tem a duração de 4 anos e funciona no período noturno. Ele é voltado para quem tem interesse em crescer profissionalmente organizando programas de atividades físicas e esportivas, auxiliando no tratamento de pessoas com necessidades especiais ou até mesmo dando aulas, visto que o aluno também pode optar pela licenciatura.
A coordenadora do curso, professora Ilma Honorato, explica que 95% do colegiado de Educação Física é formado por doutores com especialidades na área do esporte, cultura, lazer e saúde. “A matriz do curso trabalha com as mesmas disciplinas pedagógicas até o 4º período. A partir do 5º período o acadêmico opta pela formação específica de licenciado ou bacharel. As disciplinas são trabalhadas de forma interdisciplinar e prática, fazendo com que os acadêmicos estejam inseridos no contexto do mercado de trabalho. Os estágios são divididos em 3 grandes áreas de atuação, sendo elas: esporte, condicionamento físico e saúde pública”, explica a coordenadora.
Todas as disciplinas do curso tem o intuito de preparar o futuro profissional dos alunos para o mercado de trabalho, por meio de estágios, práticas dos componentes curriculares, semanas científicas e projetos de extensão.
Áreas de atuação
Segundo a professora Ilma, o curso de EF, a partir do 5º período se torna específico para atuar na área não formal (academias, clubes, escolinhas de esportes, entre outros) e na área formal, que são as escolas públicas e privadas, através da licenciatura. Além disso, sua atuação também abrange atendimentos domiciliares e em órgãos públicos.
O que dizem os alunos?
A aluna Isabelle Ramalho, está no 5º período do curso e escolheu seguir o caminho da licenciatura. “Pensei em Educação Física, não por benefícios financeiros, mas por amor e prazer. É muito mais fácil você estudar algo que você gosta. Quero fazer a diferença na vida dos meus alunos, incentivá-los, para que no futuro eu encontre eles, e tenha conseguido fazer pelo menos um pouquinho do que os meus professores fizeram por mim, pela inspiração e dedicação”, compartilha Isabelle. A cada período ela se apaixona ainda mais pela escolha, pois os professores estão sempre incentivando os alunos a fazerem mais e cada aula é uma nova experiência.
Veja também
Quem já saiu do curso também teve uma grande experiência durante a graduação. A egressa Kamila Correia se formou em 2024 e está no mercado de trabalho desde o primeiro período do curso, em 2021. Ela passou por estágios, projetos sociais e atualmente trabalha em uma escola dando aulas de dança para alunos da Educação Infantil. Kamila escolheu o curso, pois é atleta e também dançarina. “Eu escolhi fazer o curso na Uniguairacá, pois além de ter uma ótima estrutura, materiais e rede de professores, foi por conta do período noturno. Eu tinha o objetivo de trabalhar pelo menos meio período durante o começo da graduação e com o tempo fui me adaptando”, comenta. Durante a graduação, Kamila participou de organização de eventos, estágios e aulas práticas. Isso a preparou para o mercado de trabalho, aprendendo a lidar com o público.
Dicas para quem quer cursar Educação Física na UniGuairacá
A UniGuairacá é sua melhor escolha, por isso, a coordenadora do curso, professora Ilma Honorato traz algumas dicas para quem está pensando em cursar Educação Física: “Vivenciar todos os momentos que o colegiado de EF proporciona para aumentar o conhecimento específico da área; participar dos eventos, projetos de extensão, monitorias e das produções científicas. A grande maioria dos acadêmicos de EF que se destacam, são inseridos no mercado de trabalho imediatamente após o término do curso”, finaliza a professora.
