Acontece na UniGuairacá
I Seminário de Saúde Materno-Infantil é destaque no município
A iniciativa foi da estudante Nadiane Gabardo, do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde da UniGuairacá.
Por: Poliana Kovalyk
- 03/08/2023 13h00Durante os dias 01 e 02 de agosto, o I Seminário de Saúde Materno-Infantil foi destaque no município. A iniciativa foi da estudante Nadiane Thais Gabardo Xavier, do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde da UniGuairacá Centro Universitário, sob orientação da professora Daiane Finger Ferreira.
O objetivo do seminário foi fortalecer o sistema de cuidados de saúde materna e infantil em Guarapuava, bem como, ampliar a construção de conhecimento e debater temáticas atuais e emergentes da saúde materno-infantil, a fim de garantir maior capilaridade de saberes.
Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Para a secretária municipal de saúde, Chayane Andrade, foi satisfatório ver o grande público participando e se envolvendo nas discussões. “Isso demonstra o interesse de todos esses profissionais em se aprofundar mais sobre o pré-natal, o trabalho de parto, pós-parto, cuidado com o bebê, para reduzir nossos índices de mortalidade infantil, e visando um amplo cuidado com a mulher, com a gestante e com as nossas crianças”.
Os dois dias de evento foram marcados por diversas discussões, por meio de palestras e oficinas, sobre pré-natal, pós-parto, cuidado com as crianças, aleitamento, legislação de gestantes e lactantes, ecografia no pré-natal, diagnóstico precoce da anquiloglossia, dentre outros. Um dos temas que mais chamou a atenção da acadêmica Andressa Lara, do 3º ano do curso de Nutrição da Unicentro, foi a questão da introdução alimentar da criança. “É muito importante saber desses assuntos, pois agregam ao nosso futuro como profissionais da área”.
O evento contou com a parceria da Prefeitura de Guarapuava, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e COAPES.
