Acontece na UniGuairacá
Jornada Integrada tem seu encerramento com apresentações de trabalhos científicos
Por: admin
- 09/06/2017 21h36Veja também
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Nessa sexta-feira, 09, se deu o encerramento da Jornada Integrada das Licenciaturas e Serviço Social na Faculdade Guairacá com apresentações de trabalhos científicos.
Em sua pesquisa, Camila Juck abordou a importância da inserção dos acadêmicos no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e a utilização de aulas experimentais. Ela afirmou que durante a formação acadêmica muitos graduandos em licenciatura não se sentem preparados para a futura atividade que desempenharão em sua carreira. “Acontece do acadêmico chegar em sala de aula e se deparar com problemas que os levam a seguir uma metodologia tradicionalista, de apenas passar conteúdo e o aluno copiar, que é o que eles não gostam e os desestimulam”. Com isso, ela destacou a experiência do programa. “O PIBID proporciona um tempo maior de convivência em sala de aula durante a graduação, momento em que desenvolvemos práticas que despertam nos alunos o conhecimento e a vontade de estudar a matéria”. Como exemplo, Camila trouxe um experimento realizado, de transporte por membrana plasmática feita com uma beterraba, que surtiu um resultado bastante positivo.
Camila contou que participa do PIBID há cerca de 8 meses, tempo em que ampliou seus conhecimentos na área e adquiriu grande confiança. “Eu tinha muito medo da sala de aula no estágio. Minha primeira experiência não foi boa, fiquei muito nervosa. O PIBID fez eu me soltar mais, melhorei muito como professora e isso para a formação acadêmica é muito importante, termos a confiança de poder passar o conteúdo para o aluno da melhor forma possível”.
Para a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Elisângela de Souza Lima, as temáticas abordadas nos trabalhos não poderiam ser melhores. “Tivemos pesquisas interessantíssimas, uma delas relatando um importante trabalho de educação sexual realizado com mais de 800 jovens em Guarapuava. Em outra pesquisa vimos os alunos falando sobre rochas com muita propriedade. Todos estão de parabéns, ficamos muito orgulhosos em ver que eles estão realmente se empenhando, tendo maturidade para elaborar seus próprios projetos e, acima de tudo, por ver o crescimento deles”.
