Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Mudar é preciso, por Neirisleia Francisconi Del Mouro

Você já parou para pensar o quanto mudamos? Nós, as organizações e o mundo.

14/09/2021 09h10

Você já parou para pensar o quanto mudamos? Nós, as organizações e o mundo.

Estamos em constante mudança. Mudamos o tempo todo, nossas necessidades, desejos, anseios, objetivos... E as organizações não são diferentes, justamente porque elas são formadas por pessoas e para pessoas. 

A pandemia causada pelo novo coronavírus nos fez mudar em vários aspectos, entre eles, a nossa forma de trabalhar, de estudar, de nos relacionar, e também, em nossa forma de comprar e fazer negócios. 

O ambiente organizacional também passou por várias mudanças, principalmente nos últimos meses. Com a pandemia Covid-19, muitas empresas tiveram que fechar as portas definitivamente e outras se reinventaram e adaptaram os negócios para este novo cenário. 

Em primeiro momento, os empreendimentos foram impedidos de abrirem as portas e as empresas e as medidas legais para a prevenção à disseminação do vírus impulsionaram novos processos para continuar oferecendo produtos e serviços aos seus clientes, como é o caso do uso de aplicativos e serviços do tipo delivery, drive-thru e take away e, ao mesmo tempo, pensando na segurança necessária. 

Os empresários que relutavam em utilizar o comércio virtual tiveram que acelerar as ações visando esta transformação digital. Novos produtos, novas tecnologias e novos modelos de negócios foram desenvolvidos para a sustentabilidade dos empreendimentos.

Neste momento, foi possível observar a importância do conhecimento gerencial e da capacidade de empreender. As empresas que possuíam boas práticas de gestão, principalmente voltadas à área financeira, puderam passar por este momento com maior efetividade. 

Muito se tem discutido sobre a necessidade de mudança para a sobrevivência das organizações nesse ambiente altamente competitivo. Por isso, é importante tirarmos alguns aprendizados neste momento.

As organizações precisam estar atentas às exigências do ambiente ao qual estão inseridas e se possível antecipar-se a elas. 

Os processos organizacionais devem ser revistos continuamente, visando à melhoria do desempenho e alcance de vantagem competitiva. 

Realize diagnóstico para identificação dos pontos a serem melhorados, defina objetivos, planeje os passos para a mudança e, principalmente, engaje os envolvidos neste processo.  
Lembre-se que a capacidade e flexibilidade de se adaptar às mudanças são elementos imprescindíveis para a manutenção e crescimento dos negócios.

“As coisas mudam, quer você queira ou não. Você só tem que escolher: adaptar-se às mudanças ou sofrer com elas”. (MAÍRA MARTIM, s.d.)