Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Mulheres na computação, por Regiane Orlovski e Kelly Laís Wiggers

Elas.com: projeto da UniGuairacá incentiva a presença de mulheres na área da tecnologia.

05/03/2021 09h36

A computação tem se apresentado não apenas como uma ferramenta de auxílio na automação de tarefas, mas também como uma tendência crescente no mercado a nível mundial. Nota-se que foi essencial na pandemia, pois por meio dela foi possível o ensino e o trabalho remoto. 

A oferta de vagas e busca por profissionais qualificados é crescente, abrindo a possibilidade para todas as pessoas investirem na área. De acordo com Mello (2021), todas as empresas querem se modernizar e investir em ferramentas que aperfeiçoem seus processos, desde a criação de um site que irá permitir lojas físicas se tornarem e-commerces, até a otimização de processos internos que podem aumentar a eficiência operacional das empresas. 

Contudo, o público feminino, apesar de ser usuário de aplicativos, redes sociais ou dispositivos tecnológicos, não tem participado ativamente na produção da tecnologia. Nesse sentido, a ocupação das mulheres na área é um fator preocupante pois, de acordo com Folloni (2020), em 2018 a ONU Mulheres publicou que apenas 17% das programadores no mundo eram do sexo feminino. Em 2019, o programa YouthSpark, da Microsoft, apontou que, no Brasil, somente 18% dos graduados em computação e 25% dos empregados em áreas técnicas de tecnologia da informação eram mulheres. 

A associação entre tecnologia e a masculinidade ainda continua a distanciar as mulheres das profissões científicas, porém, é notável que a força do trabalho feminino gera renda, inclusão e novos olhares sobre produtos. E, diferentemente do que costumamos pensar, a evolução da computação está repleta de mulheres que fizeram contribuições fundamentais. 

A fim de contribuir na divulgação da área para as futuras universitárias, o projeto ‘Elas.com’, da UniGuairacá, visa a realização de palestras/minicursos para meninas estudantes do Ensino Médio em colégios estaduais e particulares do município de Guarapuava e região. O principal objetivo é proporcionar a elas o conhecimento da área da computação, utilizando de ferramentas que facilitem a aprendizagem, além de divulgar as diferentes formas de atuação na computação e despertar o interesse para seguirem carreira.

 

Referências

Mello. Alessandra. Os desafios e as oportunidades das mulheres na tecnologia  https://ead.catolica.edu.br/blog/mulheres-tecnologia
Folloni. Deborah. Por que as mulheres são minoria na área de tecnologia? Outubro 16, 2020