Acontece na UniGuairacá
O papel do médico veterinário na indústria de alimentos, por Milena Pontarolo Machado
São mais de 80 áreas em que o profissional pode atuar.
Por: Poliana Kovalyk
- 09/08/2023 14h20A função do médico veterinário muitas vezes é limitada dentro de um estereótipo, sendo vista como o profissional que cuida de cães e gatos, porém, a sua atuação vai muito além da clínica de pequenos animais, sendo mais de 80 áreas em que se pode atuar. Por exemplo, você sabia que o médico veterinário atua em atividades ligadas à produção de alimentos de origem animal (POA)?
Com relação a esse seguimento, sabe-se que o crescimento do mercado de produtos de origem animal, sejam eles in natura ou industrializados, exige cada vez mais um rigoroso controle e normas de segurança alimentar, e é de suma importância o acompanhamento desde o início da cadeia produtiva até o produto final disponível para o consumidor. Nesse contexto, o papel do médico veterinário é assegurar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal, atuando em vários seguimentos da indústria.
Veja também
- Câmpus Irati: abertura de teste seletivo para admissão de professores não titulares
- Conquista UniGuairacá: professora Syndel Souza defende Doutorado na área Interdisciplinar
- Mundo do Futsal Exp: atleta do futsal feminino da UniGuairacá recebe prêmio no maior evento de futsal mundial
- Slim Day: Guairacá Aviation recebe visita de fabricante de aeronaves
O médico veterinário é capaz de identificar processos patológicos nos animais e que, como consequência, podem resultar em problemas sanitários. Além de prestar consultorias, e estabelecer normas de boas práticas de fabricação, realizar o controle de qualidade na indústria, verificar condições higiênico-sanitárias e tecnológicas dos estabelecimentos e dar o parecer final sobre os produtos inspecionados, bem como, garantir o bem-estar animal dos animais destinados ao abate.
Além de poder atuar como responsável técnico (RT) na indústria de alimentos, o médico veterinário também realiza esse papel nos estabelecimentos que comercializam e manipulam alimentos (supermercados, distribuidoras, restaurantes, entre outros), controlando condições de armazenamento, manipulação e transporte.
De todo modo, a responsabilidade do profissional, nestes e em outros aspectos da cadeia produtiva de POA, está ligada com a qualidade do produto final e a garantia que estes chegarão na mesa do consumidor de maneira segura e sem perigos para saúde humana.