Acontece na UniGuairacá
O que é DTM em odontologia? por José Carlos Wagnitz
Dores no maxilar, dificuldade de mastigar e estalos ou travamentos das articulações da mandíbula são alguns dos sintomas.
Por: admin
- 06/05/2019 15h36A Articulação Temporomandibular (ATM) se localiza entre a mandíbula e o crânio, na região anterior à orelha, do lado direito e esquerdo. Essas articulações são responsáveis pelos movimentos da boca.
Alguns problemas nessa região podem agravar em sintomas como: dor de cabeça crônica, dores, estalos e zumbidos no ouvido, dificuldades para abrir ou movimentar a boca, cansaço na musculatura da face, e outros. A especialidade também trata de outras condições mais diversas, como a Síndrome da Ardência Bucal (onde o paciente sente todo alimento como se estivesse apimentado), algumas doenças de origem reumática relacionadas à falta de saliva, paralisias faciais.
Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Se você sente esses sintomas, você pode ser um portador de uma Disfunção Temporomandibular (DTM).
A DTM se refere às anormalidades que atingem as ATM’s e/ou músculos da mastigação. As doenças e condições que acometem essa região são tratadas pelo especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial. As DTMs são classificadas de acordo com a origem do problema: DTM muscular (quando a origem e sintomatologia se localiza na musculatura, principalmente a mastigatória) e DTMs articulares (quando acometem a articulação).
As formas de tratamento para elas são diferentes conforme a necessidade, e elas podem partir de procedimentos pouco invasivos, como placas posicionadas entre as arcadas e trabalho concomitante com fisioterapia, até procedimentos mais invasivos como aplicação de toxina botulínica, soluções injetáveis intra-articulares e cirurgia das ATM.
Poucos sabem, mas a Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Ourofacial (SBDOF) recomendam o tratamento desses sintomas com um cirurgião dentista especializado, que é o profissional indicado para o melhor diagnóstico e tratamento das DTM.
José Carlos Wagnitz
Graduado em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa
Pós-graduado em Cirurgia Bucomaxilofacial, Implantodontia, Ortodontia e Odontologia do Sono
Mestre em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial pela Faculdade São Leopoldo Mandic
